sábado, 9 de agosto de 2014

Memphis Minnie

Memphis Minnie (3 de junho de 1897– 6 de Agosto de 1973) foi uma cantora e compositora americana de blues.

Ela é mais lembrada hoje em dia por ter escrito uma música chamada "When the Levee Breaks", que, com letra e melodia ligeiramente alteradas, foi regravada pelo Led Zeppelin em seu quarto álbum homônimo.

Memphis Minnie


A cena de blues nos anos 1920 e 1930 foi diversificada em grande estilo - abrangendo clássico, urbano, e blues do país, mas quase completamente homogêneo em termos de gênero. Homens dominado as etapas de juke articulações e nightclubs, com muito poucas mulheres a quebrar as fileiras de músicos de blues. No entanto, houve algumas exceções que fizeram a sua marca. Uma dessas mulheres foi Memphis Minnie, a mais importante cantora de blues a surgir durante essa época. 

Memphis Minnie


Ela é creditado como sendo um dos primeiros artistas de blues (masculino ou feminino) a usar a guitarra elétrica, utilização prévia de Muddy Waters do instrumento por um ano. O estilo de Memphis Minnie de tocar guitarra refletido como ela viveu sua vida, dura condução, apaixonado, e ao contrário do que se esperava das mulheres na época. Embora ela tenha feito inúmeras gravações ao longo de uma carreira que se estendeu por três décadas, nenhuma delas capturou a energia bruta das performances ao vivo que lhe valeu um lugar ao lado de outros grandes nomes como blues femininos Ma Rainey e Bessie Smith . Felizmente, o poder de seu estilo musical vive através dos muitos artistas bem conhecidos de blues influenciado por este músico dinâmico, incluindo Brewer Phillips, Big Momma Thornton, e Koko Taylor , bem como artistas do Rock & Roll como Chuck Berry, Elvis Presley , e os Rolling Stones.

Fiquem com uma demonstração do talento de Memphis, a canção "If You See My Rooster":



Fonte de pesquisa: http://www.answers.com/topic/memphis-minnie

Nenhum comentário:

Postar um comentário