segunda-feira, 18 de março de 2013

Mulheres na história da música

Maddalena Casulana: Maddalena Casulana (c. 1544 -. C 1590) foi uma compositora italiana, alaudista e cantora do falecido Renascimento . Ela é a primeira compositora feminina a ter sua música impressa e publicada na história da música ocidental. 

Muito pouco se sabe sobre sua vida, além do que pode ser inferida a partir das dedicatórias e escritos sobre suas coleções de madrigais. O mais provável é que ela nasceu em Casole d'Elsa , perto de Siena , a partir da evidência de seu nome. Suas primeiras datas de trabalho de 1566 : quatro madrigais de uma coleção, Il Desiderio, que ela produziu em Florença . Dois anos mais tarde, ela publicou em Veneza seu primeiro livro real de madrigais para quatro vozes, Il primo libro di madrigali, que é o primeiro impresso trabalho, publicado por uma mulher na história da música ocidental. Também nesse ano Orlando di Lasso realizou um trabalho dela na corte de Albert V, Duque da Baviera , em Munique , no entanto, a música não sobreviveu.

Ela evidentemente estava perto de Isabella de Medice , e dedicou parte de sua música para ela. Em 1570 , 1583 e 1586 , ela publicou outros livros de madrigais, todos de Veneza. Em algum momento durante este período, ela se casou com um homem chamado Mezari, mas nenhuma outra informação se sabe sobre ele, ou onde ela (ou eles) estavam vivendo. Evidentemente ela visitou Verona , Milão e Florença, com base em informações contidas em dedicatórias, e provavelmente ela foi para Veneza, bem como, uma vez que a sua música foi publicado lá e venezianos numerosos comentou sobre suas habilidades.

A linha a seguir na dedicação ao seu primeiro livro de madrigais, para Isabella de Medici, mostra o seu sentimento sobre ser um a compositora feminina numa época em que tal coisa era raro:  "Eu quero mostrar ao mundo, tanto quanto Eu posso nesta profissão de música, o erro é dos homens de achar que só eles possuem os dons da inteligência e da arte, e que esses presentes nunca são dados para as mulheres. "

Seu estilo é moderadamente contrapontística e cromática , que lembra um pouco do trabalho precoce por Marenzio , assim como muitos madrigais por Philippe de Monte , mas evita a experimentação extrema dos Ferrara compositores da escola como Luzzaschi e Gesualdo . Suas linhas melódicas são cantável e cuidadosamente atentos ao texto. Lassus realizou um trabalho dela em um casamento na Baviera e sugere que ele também ficou impressionado com sua habilidade. Um total de 66 madrigais por Casulana pode ter sobrevivido.


Francesca Caccini: Francesca Caccini (18 de Setembro 1587 - depois de 1641) foi uma compositora italiana, cantora, alaudista , poetisa e professora de música do início dos anos barroco. Ela era filha de Giulio Caccini , e foi um dos mais conhecidos e mais influentes compositores europeus do sexo feminino entre Hildegarda de Bingen , no século 12 e do século 19. Seu trabalho de palco, La Liberazione di Ruggiero , tem sido amplamente considerada a primeira ópera de um compositor mulher.

Francesca Caccini escreveu algumas ou todas as músicas por pelo menos 16 obras encenadas. Todos, mas La Liberazione di Ruggiero e alguns trechos de La Tancia e passatempo Il publicado na colecção 1618 são acreditados perdido. Suas pontuações sobreviventes revelam Caccini ter tomado cuidado extraordinário sobre a notação de sua música, com foco especial atenção na colocação rítmica de sílabas e palavras, especialmente dentro de ornamentos, em frases como indicado por insultos, e na notação muitas vezes precisa de muito tempo, melodicamente fluidos melismas vocais. Embora sua música não é especialmente notável para as dissonâncias expressivas feitas por sua moda contemporânea Monteverdi , Caccini era um mestre da harmónica surpresa dramática: em sua música é harmonia, mais de contraponto, que mais poderosamente comunica afetar. Outras informações sobre La Liberazione di Ruggiero pode ser encontrada no Fórum Música Clássica Brightcecilia.

Leonora Duarte:  Leonora Duarte (1610 - 1678) foi uma  compositora e música, nascida em Antuérpia . Ela pertencia a uma rica família Português-judaica. Eles eram marrano , o que significa que exteriormente atuou como católicos, enquanto secretamente mantendo sua fé judaica e práticas. Ela foi batizada em 28 de Julho de 1610.

A casa Duarte era um centro para fazer música e teve contato com muitas famílias importantes nos Países Baixos e Inglaterra. Duarte escreveu para viola consorte . Suas composições incluem sete sobreviventes fantasias para uma consorte de cinco violas.


Marianne Martinez: Marianna Martines ou Marianne von Martinez  ( Viena , 04 de maio de 1744 - 13 de dezembro de 1812), foi uma cantora austríaca, pianista e compositora do período clássico.

Uma série de obras que Marianna compôs são definidos para voz solo, e seus biógrafos (Godt, Wessely) conjectura de que o primeiro cantor dessas obras era seu compositor. Se assim for, eles constituem mais uma prova de sua capacidade, como a música mostra um "predileção por passagens de coloratura, saltos em intervalos de largura e trinados indicando que ela mesma deve ter sido uma excelente cantora". (Wessely).

Marianna escreveu uma série de cantatas secular e dois oratórios a textos italianos. Estes textos são, naturalmente, o trabalho de seu mentor Metastasio.

Entre as composições sobreviventes, incluem quatro massas , seis motetos , e três ladainhas para coro. Ela escreveu no estilo italiano, como era típico para o início do período Clássico em Viena. Sua prática desempenho cravo foi comparado ao estilo de CPE Bach . Marianna e suas composições foram bem considerados em seu tempo, e alguns estudiosos têm sugerido que Mozart modelado sua Missa de 1768, K. 139, após o "Christe" da Missa Martines do No. 1 in D major. O Michaelerkirche (Igreja de São Miguel, ao lado da casa Martines), viu um desempenho de sua massa terceiro em 1761. Sua massa quarto foi concluída em 1765.

Entre sua lista de obras estão 2 oratórios, 4 missas, 6 motetos, Salmo cantatas; cantatas secular; três sonatas de teclado, um teclado e um concerto; sinfonia.

Várias de suas peças foram publicadas nos últimos anos. As três sonatas do teclado (em Mi Maior, Major G e A Major) estão disponíveis através da publicação de Hildegard. Muitas obras também estão disponíveis através Furore-Verlag, uma editora alemã especializada em obras de compositores mulheres. Eles oferecem muitas primeiras publicações, incluindo: o Concerto para teclado em um; Dixit Dominus para Soli, coro e orquestra; No Exitu Israel de Agypto, Salmo para Soli, coro e orquestra; Laudate Pueri Dominum, Salmo 112, para SATB coro e orquestra; Missa quarta.


Louise Farrenc:  Louise Farrenc (31 de maio de 1804 - 15 de Setembro de 1875) foi uma compositora francesa, virtuosa pianista e professora. Nascida em Jeanne-Louise Dumont em Paris , ela era filha de Jacques-Edme Dumont , um escultor de sucesso, e irmã de Auguste Dumont . Durante a década de 1820 e 1830, ela compôs exclusivamente para o piano. Várias dessas peças atraiu elogios de críticos, incluindo Schumann . Na década de 1830, ela tentou sua mão em composições maiores, tanto para conjunto de câmara e orquestra. Foi durante a década de 1840 que grande parte de sua música de câmara foi escrita. A grande maioria das composições de Farrenc foram somente para o piano, sua música de câmara é geralmente considerado como o seu melhor trabalho. A reclamação pode ser feita de que as obras de Farrenc de música de câmara estão em pé de igualdade com a maioria de seus conhecidos contemporâneos do sexo masculino.

Ao longo de sua vida, a música de câmara permaneceu de grande interesse. Ela escreveu obras para várias combinações de ventos e ou cordas e piano. Estas incluem dois quintetos para piano Op.30 e 31, um sexteto para piano e ventos Op.40, que mais tarde apareceu em um arranjo para quinteto de piano, dois trios de piano Opp.33 e 34, o noneto de ventos e cordas Op.38, um trio para clarinete (ou violino), violoncelo e piano Op.44, um trio de flauta (ou violino), violoncelo e piano Op.45, e várias sonatas instrumentais (um quarteto de cordas por vezes atribuída a ela é considerada por especialistas como a trabalhar de outro compositor, ainda não identificado).

Além de música de câmara e obras para piano solo, ela escreveu duas aberturas e três sinfonias. Ela teve a grande honra de ouvir a sua terceira sinfonia Op.36 realizada no Société des concertos du Conservatório em 1849. A única área que é ausente de sua saída é a ópera, uma lacuna importante quanto ópera foi no momento em que a forma central musical na França. Várias fontes, no entanto, indicam que ela também era ambiciosa nesse campo, mas não conseguiu ser dado um libreto para definir a música pelo Théâtre de l'Opéra ou o Théâtre de l'Opéra-Comique, por razões ainda a serem descobertos.


Fanny Mendelssohn:  Fanny Mendelssohn (14 de novembro de 1805 - 14 de Maio de 1847), mais tarde Fanny [Cacilie] Mendelssohn Bartholdy e, após seu casamento, Fanny Hensel, era uma  pianista e compositora alemã , irmã do compositor Felix Mendelssohn e neta do filósofo Moses Mendelssohn . Ela era a avó do filósofo Paul Hensel e do matemático Kurt Hensel. Fanny Mendelssohn compôs mais de 460 peças de música. Suas composições incluem um trio de piano e vários livros de solos de piano peças e canções . Um número de suas canções foram originalmente publicados sob o nome de Félix em seu opus 8 e 9 coleções. Obras de piano são muitas vezes na forma de músicas, e muitos levam o nome Lied ohne Worte (canção sem palavras). Este estilo (e título) de música de piano foi mais desenvolvido com sucesso por Felix Mendelssohn, embora alguns estudiosos modernos afirmam que Fanny pode ter o precederam no gênero.

Ela também escreveu, entre outras obras para piano, um ciclo de peças representando os meses do ano, Das Jahr ("O Ano").  A música foi escrita em folhas de papel colorido e ilustrado por seu marido Wilhelm . Cada peça foi também acompanhada por um poema curto. Em uma carta de Roma , Fanny Mendelssohn descreveu o processo trás compondo Das Jahr:

"Fui compondo um bom negócio, ultimamente, e pediram peças de piano depois dos nomes dos meus lugares favoritos, em parte, porque eles realmente veio em minha mente nesses locais, em parte porque os nossos passeios agradáveis ​​estavam em minha mente enquanto eu estava escrevendo. Eles vão formar uma lembrança agradável, uma espécie de segundo diário. Mas não imagine que eu dou esses nomes quando jogá-los na sociedade, eles são para uso doméstico inteiramente."


Ethel Smith:  Dame Ethel Mary Smyth, DBE (23 de abril de 1858 - 8 de Maio de 1944) foi uma compositora inglesa e membro das mulheres do movimento sufrágio. Smyth nasceu em Londres , como o quarto de uma família de oito filhos. Seu pai, JH Smyth, que era um major-general na Artilharia Real , era muito contrário a ela fazer uma carreira na música. 

Implacável, Smyth foi determinada a se tornar uma compositora, estudou com um tutor particular, e em seguida participou do Conservatório de Leipzig , onde conheceu muitos dos muitos compositores do dia. Suas composições incluem canções, obras para piano, música de câmara, orquestra e obras concertantes, obras corais e óperas.

Ela morou em Frimhurst, perto Frimley Verde.  A partir de 1913, ela começou gradualmente a perder a audição e conseguiu completar apenas quatro obras mais importantes antes de surdez trouxe sua carreira compondo para um fim.  No entanto, ela encontrou um novo interesse na literatura e, entre 1919 e 1940, publicou 10 livros de grande sucesso, principalmente autobiográfico. 

Em reconhecimento ao seu trabalho como compositora e escritora, Smyth foi feito um comandante Dame da Ordem do Império Britânico (DBE), em 1922.  Ela morreu em Woking em 1944 com a idade de 86, e foi cremada lá.


Nadia Boulanger: Nadia Juliette Boulanger (16 de Setembro de 1887 - 22 de Outubro de 1979) foi uma compositora francesa de música erudita renomada educadora musical. Foi professora de diversos compositores de grande relevância no século XX.

Nadia era filha Ernst Boulanger, compositor e professor do Conservatório de Paris. Sua mãe, de origem russa, foi aluna de seu pai em Paris, antes de se casarem.

Nadia Boulanger entrou para o Conservatório de Paris com a idade de 10 anos, para estudar harmonia e composição. Ela chamou a atenção do mundo quando, em 1908, concorreu ao Prêmio de Roma escrevendo uma fuga instrumental na primeira fase, quando era exigida uma fuga vocal. Mesmo assim ela foi classificada pelo júri, ganhando o segundo-prêmio.

Na década de 1920 ela parou de compor, chocada pela morte de sua irmã Lili Boulanger, que considerava uma compositora muito mais talentosa. A partir de então Nádia dedicou-se a dar aulas e promover a obra de sua irmã.

O primeiro cargo oficial como professora foi no Conservatoire Femina Musique, de Paris, onde assumiu uma cadeira de piano em 1907. Mas já dava aulas particulares desde 1903. Tornou-se uma dos maiores professores de composição do século XX, e foi a primeira mulher a destacar-se como regente. Entre 1920 e 1939 regeu as cadeiras de harmonia, contraponto, história da música, análise musical, órgão e composição na Ecole Normale de Musique. Foi fundadora do Conservatório Americano de Música em Fontaineblau em 1921, assumindo sua direção em 1948. Entre 1946-1957 foi titular de piano acompanhador no Conservatório de Paris.


Germaine Tailleferre:  Germaine Tailleferre (19 de abril de 1892 - 7 de Novembro de 1983) foi uma compositora francesa e único membro feminino do grupo de compositores conhecidos como Les Six .Em 1923, Tailleferre começou a gastar uma grande parte do tempo com Maurice Ravel em sua casa em Monfort-l'Amaury. Ravel encorajou-a a entrar no Prix de Rome Concorrência. Em 1925, ela se casou com Ralph Barton , um caricaturista americano, e se mudou para Manhattan , Nova York . Ela permaneceu no Estados Unidos até 1927, quando ela e seu marido voltou para a França. Eles se divorciaram logo depois.

Tailleferre escreveu muitas de suas obras mais importantes durante a década de 1920, incluindo o seu primeiro Concerto para Piano, o Concertino Harpa, o balé Le marchand d'oiseaux (o ballet mais realizada no repertório do Suédois Ballets durante a década de 1920) e La nouvelle Cythère que foi encomendado por Sergei Diaghilev para a malfadada temporada 1929 dos famosos Ballets Russes , e Sous les muralhas d'Athènes em colaboração com Paul Claudel , bem como várias trilhas sonoras de filmes pioneiros, incluindo B'anda, em que ela usou Africano temas.

A década de 1930 foi ainda mais frutuoso, com o Concerto para Dois Pianos, Choeurs, saxofones e orquestra, o concerto para violino, as óperas Zoulaïna e Le Marin de Bolivar, e sua obra-prima, La Cantate de Narcisse em colaboração com Paul Valéry . Seu trabalho na música filme incluiu Le petit escolheu por Maurice Cloche , e uma série de documentários.

Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial , ela foi forçada a deixar a maioria de suas pontuações em sua casa em Grasse, com exceção de seus recentemente completou três Études para piano e orquestra. Escapando através de Espanha para Portugal , ela encontrou a passagem em um barco que trouxe para os Estados Unidos, onde viveu os anos da guerra em Filadélfia, Pensilvânia .
Depois da guerra, em 1946, ela voltou para sua casa na França, onde ela composta de orquestra e música de câmara , além de inúmeras outras obras, incluindo a balés Paris-Magie (com Lise Delarme) e Parisiana (para o Royal Ballet de Copenhaugen), o óperas Il était un petit navire (com Henri Jeanson ), Dolores, La Petite Sirene (com Philip Soupault , com base em Hans Christian Andersen A história de " A Pequena Sereia ") e Le maître (para um libreto de Ionesco ), a comédia musical Parfums, o Concerto des paroles Vaines, por voz de barítono, piano e orquestra, o Concerto para Soprano e Orquestra, Concertino para Piano, Flauta e Orquestra, o Segundo Concerto para Piano, o Concerto para dois violões e orquestra, a Sonata para Violino Segundo e Piano, a Sonata para Harpa, bem como um número impressionante de trilhas sonoras de filmes e televisão. A maior parte desta música não foi publicado até depois de sua morte.

Em 1976, aceitou o cargo de acompanhante para a música para crianças e classe movimento na École alsacienne, uma escola privada em Paris. Durante o último período de sua vida, ela concentrou-se principalmente em formas menores, devido a problemas crescentes com artrite nas mãos. Ela, no entanto, produziu o champêtre Sonate para oboé, clarinete, fagote e piano, a Sonata para Dois Pianos, coral e Variações para dois pianos ou orquestra, uma série de canções infantis (em textos de Jean Tardieu ) e peças para jovens pianistas. Seu último grande trabalho foi o Concerto de la Fidélité para soprano coloratura e orquestra, que foi estreada na Ópera de Paris, no ano antes de sua morte.

Germaine Tailleferre continuou a compor mesmo até poucas semanas antes de sua morte, em 7 de Novembro de 1983 em Paris. Ela é enterrado em Quincy-Voisins , Seine-et-Marne , França.


Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário