sábado, 17 de maio de 2014

Lista de mulheres no blues

Depois das listas de mulheres no jazz, aqui vai uma lista de mulheres no blues. Foi difícil concluir a lista pois são muitas delas, um número muito grande de mulheres que contribuíram para que o blues deixasse de ser coisa exclusivamente masculina. Infelizmente não há espaço o suficiente para falar sobre todas e claro seria impossível saber quem são todas, aqui está uma lista de algumas delas que tiveram maior destaque. Lembrando que as mais famosas virão em posts individuais. 


Mamie Smith -  (Cincinnati, 26 de Maio de 1883 – Nova Iorque, 16 de Setembro de 1946) foi uma norte-americana cantora de vaudeville, dançarina, pianista e atriz, figurando em vários filmes numa fase mais avançada da sua carreira. Como cantora de vaudeville executou vários estilos, incluindo jazz e blues. Entrou para a história dos blues ao ser a primeira afro-americana a gravar blues vocais em 1920. 

Mamie Robinson nasceu a 26 de Maio de 1883, provavelmente em Cincinnati, Ohio, embora não existam registos do seu nascimento. Enquanto adolescente, dançou no Salem Tutt Whitney's Smart Set.



A 10 de Agosto de 1920 Mamie Smith gravou em Nova Iorque um conjunto de canções, todas escritas pelo experiente compositor afro-americano Perry Bradford, incluindo "Crazy Blues" e "It's Right Here For You (If You Don't Get It, 'Tain't No Fault of Mine)". Estas foram as primeiras gravações de blues vocais por uma cantora afro-americana, tendo o disco se tornado um best-seller explosivo, vendendo um milhão de cópias num ano. Para surpresa das gravadoras, grande número de discos foi comprado por afro-americanos, um mercado até aí negligenciado pela indústria de gravação. "Crazy Blues" em particular foi realçado como um número distintamente "de cor" executado por uma cantora também "de cor". Devido à importância histórica de "Crazy Blues", foi indicado para o Grammy Hall of Fame em 1994 e em 2005 foi seleccionada para conservação permanente no National Recording Registry da Biblioteca do Congresso.



Embora outros afro-americanos tenham gravado antes dela, tais como George W. Johnson na década de 1890, todos eram artistas negros, que tinham um substancial número de seguidores entre as audiências euro-americanas. O sucesso das gravações de Smith fez com que as gravadoras procurassem outras cantoras de blues, dando início à chamada era do blues clássico feminino. Também abriu a indústria de gravação a gravações por e para afro-americanos noutros gêneros.

Mamie Smith continuou a fazer uma série de gravações populares para a Okeh ao longo da década de 1920. Fez também algumas gravações para a Victor. Fez tournées pelos Estados Unidos e Europa com a sua banda "Mamie Smith & Her Jazz Hounds" como parte do "Mamie Smith's Struttin' Along Review". Foi promovida como "A Rainha dos Blues". Esta promoção de Mamie Smith depressa foi superada por Bessie Smith, que se designava a si própria como "A Imperatriz dos Blues."

Mamie Smith figurou num dos primeiros filmes sonoros, Jail House Blues, em 1929. Aposentou-se da gravação e actuação em 1931. Voltou a actuar em 1939, figurando no filme Paradise in Harlem produzido pelo seu marido Jack Goldberg. Surgiu em filmes posteriores, incluindo Mystery in Swing, Sunday Sinners (1940), Stolen Paradise (1941), Murder on Lenox Avenue (1941), e Because I Love You (1943). Morreu no final de 1946, em Nova Iorque.

______________________________________________________



Sara Martin -  (18 de junho de 1884 - 24 maio de 1955) foi uma cantora americana de blues, em seu tempo, uma das mais populares das cantoras de blues clássicos. Ela foi anunciada como "Mama The Moanin Famous '" e "The Colored Sophie Tucker".
Martin fez várias gravações, incluindo alguns sob os nomes de Margaret Johnson e Sally Roberts.

Martin nasceu em Louisville , Kentucky , Estados Unidos e foi cantar no Africano-Americano vaudeville circuito em 1915. Começou uma carreira musical de muito sucesso quando foi assinado pela Okeh etiqueta em 1922. Através dos anos 1920, ela viajou e gravou com artistas como Fats Waller , Clarence Williams , Rei Oliver , e Sylvester Weaver . Ela estava entre as mais gravadas das cantoras de blues clássicas.

Ela foi, possivelmente, a primeira a gravar a famosa canção de blues " Bizness do T'aint Ninguém If I Do ", com Waller no piano, em 1922.

No palco, ela era conhecida por um estilo especialmente dramático e por seus trajes luxuosos, que ela mudava duas ou três vezes por show. Em seu livro, Ma Rainey e os cantores clássicos de blues , Derrick Stewart-Baxter diz dela: "... Ela nunca foi realmente uma grande cantora de blues. Os registros que ela fez variou consideravelmente, em muitos soava artificial e muito unrelaxed..." Ocasionalmente, ela bateu um sulco e, quando isso aconteceu, ela passou a  ser bastante agradável, como em seu muito original "Brother Ben". Os lados ... ela fez com o Rei Oliver pode ser recomendado, particularmente "Death Sting Me Blues". 

De acordo com o historiador de blues Daphne Duval Harrison, "Martin tendem a usar mais oscilante, os ritmos dançantes do que alguns de seus colegas ... quando ela cantou um blues tradicional sua voz e estilo tiveram mais ricas qualidades, mais profundas que combinavam com o conteúdo de sensibilidade e humor: "Mean Tight Mama" e "Death Sting Me" abordar um ápice de blues cantando ". 

Trabalho de palco de Martin no final de 1920 levou para Nova York, Detroit e Pittsburgh , e Cuba, Jamaica e Porto Rico. Ela fez uma aparição no cinema, em Olá Bill com Bill "Bojangles" Robinson em 1929. Sua última grande aparição no palco foi em Darktown Scandals Review  em 1930. Ela se apresentou com Thomas A. Dorsey como um evangelho cantor em 1932, após o qual ela trabalhava fora da indústria da música , a execução de um lar de idosos em Louisville . Sara Martin morreu em Louisville de um acidente vascular cerebral em  maio de 1955.

______________________________________________________


Gertrude Malissa Nix Pridgett Rainey, mais conhecida como Ma Rainey - (26 de Abril de 1886 – 22 de Dezembro de 1939), é uma das mais antigas cantoras profissionais de Blues e foi uma das primeiras da sua geração a gravar a música que cantava.

É apelida de de "The Mother of the Blues" ("A Mãe dos Blues"). O seu trabalho teve uma grande importância na popularização do Blues e foi uma grande influência para as cantoras de Blues mais novas, como Bessie Smith.

É citada, por Bob Dylan ,na música "Tombstone Blues" (Blues da Lápide). No verso diz:

"Onde Ma Raney e Beethoven Certa vez desembrulharam seus sacos de dormir Tocadores de tuba agora praticam ao redor do mastro E o Banco Nacional vende com lucro Mapas de estrada para a alma Para o asilo para idosos e a faculdade".

______________________________________________________


Clara Smith -  ( c. 1894 - 02 de fevereiro de 1935) foi uma afro-americana cantora de blues. Ela foi anunciada como a "Rainha do Moaners",  embora ela tivesse uma voz mais leve e mais doce do que muitos de seus contemporâneos. Ela não estava relacionada com vocalistas Bessie Smith ou Mamie Smith .

Smith nasceu em Spartanburg County , Carolina do Sul . Em sua juventude ela trabalhou em teatros afro-americanos em tenda shows e no vaudeville. Até o final dos anos 1910 ela estava aparecendo como uma headliner no Teatro Lírico em New Orleans , Louisiana e no TOBA circuito.

Em 1923, ela estabeleceu-se em Nova Iorque , aparecendo em cabarés e bares clandestinos lá; Naquele mesmo ano, ela fez o primeiro de sua série de sucesso comercial de gravações de gramofone para a Columbia Records , para quem gravadas 122 músicas, trabalhar com muitos outros músicos como Fletcher Henderson e Louis Armstrong . 

Em 1933 mudou-se para Detroit , Michigan , e trabalhou em teatros em revistas lá até sua hospitalização no início de 1935 para doença cardíaca , da qual ela morreu.

______________________________________________________


Lucille Nelson Hegamin - (29 de novembro de 1894 - 1, Março 1970) foi uma cantora americana, e uma pioneira do blues afro-americano.

Lucille Nelson nasceu em Macon, Georgia , Estados Unidos , filha de John e Minnie Nelson.  Desde cedo, ela cantou em corais de igrejas locais e programas de teatro. Com a idade de 15 anos ela estava em turnê no sul dos  EUA com o Leonard Harper Minstrel Stock Company. Em 1914, ela mudo-se para Chicago , Illinois , onde, muitas vezes foi anunciada como "The Georgia Peach", ela trabalhou com Tony Jackson e Jelly Roll Morton antes de se casar com o pianista e compositor Bill Hegamin.  Mais tarde, ela disse a um biógrafo: "Eu era uma artista de cabaré, naqueles dias, e nunca tive que fazer teatros, e eu cantei de tudo, desde blues às canções populares, em um estilo de jazz que eu acho que eu posso dizer, sem me gabar que eu fiz o " St. Louis Blues " populares em Chicago, este foi um dos meus números de função" 

Em novembro de 1920, tornou-se a segunda cantora de blues afro-americanas a gravar, depois de Mamie Smith. Hegamin fez uma série de gravações para o Arto gravadora através de 1922, e depois de alguns lados para a Paramount , em 1922. Um de seus maiores sucessos foi "Arkansas Blues", gravado por Arto e liberado logo em nada menos do que nove outros rótulos, incluindo Black Swan . Lucille Hegamin posteriormente jogado datas de teatro, mas não tour extensivamente. 

Em 20 de janeiro de 1922, ela competiu em um concurso cantores de blus contra Daisy Martin , Alice Leslie Carter e Trixie Smith em Concerto primeira banda do XV de Infantaria e Dança em Nova York. Hegamin ficou em segundo lugar com Smith no concurso, que se realizou no Casino Manhattan. 

Em 1934, ela se aposentou da música como uma profissão, e trabalhou como enfermeira . Ela saiu de sua aposentadoria, em 1961, para gravar quatro canções, acompanhados por uma banda liderada por Willie "The Lion" Smith , no álbum músicas que ensinou sua mãe para o Bluesville Registros rótulo. Em 1962 ela gravou um álbum, Basket of Blues para a etiqueta Spivey. Ela se apresentou em um concerto de Mamie Smith Benefit no Clube da celebridade em Nova York, em 1964. 

Lucille Hegamin morreu em Hospital Harlem em Nova Iorque em 01 de março de 1970 e foi enterrado no Cemitério dos Evergreens em Brooklyn, Nova Iorque .

______________________________________________________


Eva Taylor -  (22 de janeiro de 1895 - 31 de outubro de 1977) foi uma cantora americana de blues e atriz.

Nascida Irene Joy Gibbons em St. Louis, Missouri , começou nos palcos a partir de três anos de idade, Taylor visitou Nova Zelândia , Austrália e Europa antes de sua adolescência. Ela também fez várias turnês com o "Josephine Gassman e seu Pickaninnies" vaudeville ato. Ela estabeleceu-se em Nova Iorque em 1920. Lá, ela se estabeleceu como uma performer em Harlem casas noturnas. Dentro de um ano, ela casou Clarence Williams , um produtor (contratado pela Okeh Registros ), editor e leitor de piano. Os recém-casados ​​trabalharam juntos no rádio e gravações. O casal gravou em conjunto, através de 1930. Seu legado inclui os números de feitos como o grupo Blue Five em meados de 1920, que incluíam jazz clarinetista / saxofonista Sidney Bechet , trompete virtuoso Louis Armstrong , e esses cantores como Sippie Wallace e Bessie Smith . 

Em 1922, Taylor fez seu primeiro registro para os Afro-Americanos de propriedade Black Swan Records , que divulgaram ela como "The Dixie Nightingale". Ela iria continuar a gravar dezenas de blues, jazz e populares para os lados Okeh and Columbia ao longo da década de 1920 e 1930. Embora ela tenha adotado o nome artístico de Eva Taylor, ela também trabalhou sob seu nome de nascimento em 'Irene Gibbons e seu Jazz Band'.

Ela fazia parte do The Charleston Chasers , o nome dado a alguns conjuntos de estúdio de estrelas que gravaram entre 1925 e 1930. Em 1927, Eva Taylor apareceu na Broadway em Bottomland , um musical escrito e produzido por seu marido, durou vinte e uma performances. Durante 1929 Eva teve seu próprio programa de rádio na NBC 's Cavalcade , em seguida, trabalhou por muitos anos no rádio WOR , Nova Iorque (guesting no programa de rádio de Paul Whiteman, em 1932). Taylor parou realizar durante a década de 1940, mas retornou em meados dos anos 1960, após a morte de seu marido, em turnê por toda a Europa.

Eva Taylor morreu de câncer em 1977, em Mineola, Nova Iorque . Ela foi enterrada ao lado de seu marido, Clarence Williams , sob o nome de Irene Joy Williams em Saint Charles Cemetery, Farmingdale, Nova Iorque . Seu filho, Clarence Williams, Jr. (1923-1976), que faleceu antes de sua mãe um ano, foi o pai do ator Clarence Williams III .

______________________________________________________


Lizzie Miles - era o nome artístico de Elizabeth Mary Landreaux (31 de março, 1895 - 17 de março de 1963), uma cantora de blues afro-americana.

Miles nasceu no Faubourg Marigny, bairro de Nova Orleans , Louisiana , Estados Unidos. Ela viajou muito com menestréis e espetáculos de circo na década de 1910, e fez suas primeiras gravações em Nova Iorque de canções de blues em 1922, embora ela não gostasse de ser chamada de "cantora de blues", uma vez que ela cantou um amplo repertório de música.

Em meados da década de 1920 Miles passou um tempo atuando em Paris , antes de voltar para os Estados Unidos. Ela sofreu uma doença grave e se aposentou da indústria da música na década de 1930. Antes ela gravou "My Man O' War", descrito por um jornalista de música como "uma composição recheada com suggestiveness rococó". Em 1940 ela voltou para Nova Orleans, onde Joe Mares a incentivou a cantar de novo, o que ela fez, mas sempre na frente, ou ao lado do palco, uma vez que ela disse que tinha prometido em uma oração para não subir ao palco novamente se ela se recuperasse de sua doença. Miles foi para San Francisco, Califórnia , no início de 1950, mais uma vez voltou para Nova Orleans, onde ela gravou com vários Dixieland e tradicionais do jazz bandas e fez regulares de rádio transmissões, muitas vezes tocando com Bob Scobey ou George Lewis .

Em 1958, Miles apareceu no Monterey Jazz Festival . Em 1959, ela parou de cantar, exceto para a música gospel . Morreu em New Orleans, de um ataque cardíaco em março de 1963.

Woody Allen incluído sua versão de "Um Homem Bom é Difícil de Encontrar" na trilha sonora de seu filme 2013 "Blue Jasmine" . 

Sua meia-irmã Edna Hicks também era um cantor de blues.

______________________________________________________


Rosa Henderson -  (24 de novembro de 1896 - 06 de abril de 1968) foi uma americano cantora de jazz e de blues clássico.

Nascida Rosa Deschamps em Henderson , Henderson County, Kentucky, ela é lembrada como um dos grandes nomes da década de 1920 e 1930 de blues clássico. Sua carreira como artista começou em 1913, quando ela se juntou a trupe de circo de seu tio. 

Ela se casou com Douglas "Slim" Henderson em 1918 e começou a viajar com seu show Mason-Henderson. Sua carreira como comediante musical começou no início dos anos 1920, depois que ela se mudou para Nova Iorque , onde ela se apresentou na Broadway e, eventualmente, em Londres . 

Sua carreira começou em 1923. Durante esse tempo, ela gravou mais de cem músicas usando vários pseudônimos , como Sally Ritz, Flora Dale, Sarah Johnson, Josephine Thomas, Gladys White and Mamie Harris. Ela acompanhou várias bandas como The Virginians, Fletcher Henderson's Jazz Five, Fletcher Henderson's Orchestra, Fletcher Henderson's Club Alabam Orchestra, the Choo Choo Jazzers, the Kansas City Five, the Three Jolly Miners, the Kansas City Four, the Three Hot Eskimos, and the Four Black Diamonds.

Embora ela tenha começado a mostrar um declínio acentuado em suas gravações depois de 1926, ela continuou realizando-se até 1932, quando ela conseguiu um emprego em uma Nova York loja de departamentos . 

Ela continuou a realizar shows beneficentes até a década de 1960. Henderson morreu em Roosevelt Island , Nova Iorque.

______________________________________________________


Ethel Waters - (Chester, Pensilvânia, 31 de outubro de 1896 — Chatsworth, Califórnia, 1 de setembro de 1977) foi uma cantora estadunidense de blues, vocalista de jazz e atriz. Foi a segunda afro-descendente dos Estados Unidos a ser nomeada a um Óscar. É conhecida pela sua interpretação da música gospel His Eye Is on the Sparrow. Foi incluída no GMA Gospel Music Hall of Fame em 1984.


______________________________________________________




Lucille Bogan - (01 de abril de 1897 - 10 de agosto de 1948) foi uma cantora de blues americana, uma das primeiras a ser gravada. Ela também gravou sob o pseudônimo de Bessie Jackson . O crítico de música e sexólogo Ernest Borneman afirmou que Bogan, junto com Ma Rainey e Bessie Smith , estava em "os três maiores do blues".

Ela nasceu Lucille Anderson em Amory, Mississippi , e cresceu em Birmingham, Alabama . Em 1914, ela se casou com Nazaré Lee Bogan, um ferroviário, e deu à luz um filho, Nazareth Jr., em 1915 ou 1916. Lucille mais tarde se divorciou e se casou com Nazaré James Spencer, que era 22 anos mais jovem do que ela.

Ela gravou pela primeira vez músicas vaudeville  para Okeh Registros em Nova York, em 1923, com o pianista Henry Callens. Mais tarde, naquele ano, ela gravou "Pawn Shop Blues" em Atlanta, Geórgia , que foi a primeira vez que um cantor de blues negro havia sido registrado fora Nova York ou Chicago.  Em 1927, ela começou a gravar para a Paramount Registros em Grafton, Wisconsin , onde gravou o seu primeiro grande sucesso, "Sweet Petunia", que foi coberto por Blind Blake . Ela também gravou para a Brunswick Records, apoiados por Tampa Red e Cow Cow Davenport . 

Em 1930, suas gravações começaram a concentrar-se na bebida e sexo, com canções como "Sloppy Drunk Blues" (coberto por Leroy Carr e outros) e "Tricks Ain't Walkin' No More" (mais tarde gravada por Memphis Minnie ). Ela também gravou a versão original de " Black Angels Blues", que (como" Sweet Little Angel "), foi gravado por BB King e muitos outros. Treinado na Juke Joints na década de 1920, muitas das canções de Bogan, a maioria das quais ela escreveu sozinha, tem referências sexuais humorísticos velada. O tema da prostituição , em particular, com destaque em várias de suas gravações. Em 1933 ela voltou para Nova York, e, aparentemente para esconder sua identidade, começou a gravar como Bessie Jackson para a bandeira ( ARC Banner). Ela foi geralmente acompanhada ao piano por Walter Roland , com quem gravou mais de 100 canções, entre 1933 e 1935, incluindo alguns de seus maiores sucessos comerciais, incluindo "Seaboard Blues", "Troubled Mind", e "Superstitious Blues". 

Suas outras canções incluídas "Stew Meat Blues", "Coffee Grindin' Blues", "My Georgia Moer", "Honeycomb Man", "Mr. Screw Worm In Trouble" e "Bo Hog Blues". Suas gravações finais com Roland e Josh White incluiu dois takes de "Shave 'Em Dry", gravado em Nova York na terça-feira 5 de março de 1935. Um alternativo inexpurgado é notório por suas referências sexuais explícitas, um registro único das letras cantadas em after-hours clubes adultos.  Outra de suas canções, ""B.D. Woman's Blues", assume a posição de um "Bull Dyke" ("BD"), com a linha de "Comin' a time, B.D. women, they ain't gonna need no men ", "They got a head like a sweet angel and they walk just like a natural man.", "They can lay their jive just like a natural man."

Ela parece não ter gravado depois de 1935, e passou algum tempo a gerir o grupo de jazz de seu filho, de Bogan Birmingham Busters, antes de se mudar para Los Angeles pouco antes de sua morte por esclerose coronária , em 1948. Ela está enterrada no Memorial Park Lincoln, Compton, Califórnia .

______________________________________________________


Sippie Wallace - (nascida como Beulah Thomas , 01 de novembro de 1898 - 1 de novembro de 1986) foi uma americano cantora e compositora. Seu início de carreira em shows locais tenda ganhou-lhe o faturamento "The Texas Nightingale". Entre 1923 e 1927, ela gravou mais de 40 músicas para Okeh registros, muitos escritos por ela mesma ou seus irmãos, George e Hersal Thomas. Seus acompanhantes incluído Louis Armstrong , Johnny Dodds , Sidney Bechet , o King Oliver , e Clarence Williams . Entre as principais vocalistas de blues feminino de sua época, Wallace classificou com Ma Rainey , Ida Cox , Alberta Hunter , e Bessie Smith .

Na década de 1930, ela deixou o show business para se tornar um organista da igreja, cantora e diretora do coro, em Detroit , e executou a música secular apenas esporadicamente até a década de 1960, quando ela retomou sua carreira. Wallace foi nomeada para um Grammy Award em 1982, e foi introduzido no Salão da Mulher Michigan of Fame em 1993.

Wallace nasceu em Plum Bayou , Arkansas , um dos 13 filhos, e mais tarde mudou-se com sua família ainda criança para Houston , Texas . Em sua juventude Wallace cantava e tocava o piano em Shiloh Baptist Church, onde seu pai era um diácono.

Wallace veio de uma família musical: seu irmão George W. Thomas tornou-se um notável pianista , maestro , compositor e editor de música ; seu outro irmão Hersal Thomas foi um pianista e compositor ; e sua sobrinha (filha de George) Hociel Thomas foi uma pianista e compositora.

Em Março de 1986, na sequência de um concerto na Alemanha em Burghausen Jazz Festival, ela sofreu um grave acidente vascular cerebral, foi hospitalizada, voltou para os EUA, e morreu em seu 88 º aniversário no Sinai Hospital, em Detroit , Michigan. Ela foi enterrada no Trinity Cemetery, Detroit , Wayne County, Michigan .


Em 1986, a Rhapsody Films e  a produtora Roberta Grossman lançaram "Sippie Wallace: Singer and Song Writer", um documentário sobre Sippie Wallace, que é representado neste retrato do filme por meio de filmagens de concertos, entrevistas históricas gravações raras e fotografias.


______________________________________________________





Bertha "Chippie" Hill (15 de março de 1905 - 7 de maio de 1950), era uma americana cantora de blues e vaudeville e dançarina, mais conhecido por suas gravações com Louis Armstrong .

Hill nasceu em Charleston , Carolina do Sul , era uma dos dezesseis filhos, mas em 1915 a família se mudou para New York . Ela começou sua carreira como dançarina no Harlem , e em 1919 foi trabalhar com Ethel Waters . Aos 14 anos, durante uma temporada no Leroy, uma notável boate de Nova York , Hill foi apelidada de "prostituta" por causa de sua tenra idade. Ela também se apresentou com Ma Rainey , como parte dos Rabbit Foot Minstrels, antes de estabelecer sua própria música e ato de dança e turnês no TOBA circuito no início de 1920.


Ela mudou-se para Chicago por volta de 1925, e trabalhou em vários locais com o King Oliver 's Jazz Band. Ela primeiro gravou em novembro 1925 para Okeh Records , apoiados pelo cornet Louis Armstrong e pianista Richard M. Jones , em canções como "Pratt City Blues", "Low Land Blues" e "Kid Man Blues" daquele ano, e em "Georgia Man" e " Trouble in Mind ", com os mesmos músicos em 1926. Ela também gravou em 1927, com Lonnie Johnson no vocal dueto , "Hard Times Blues", além de "Weary Money Blues", "Tell Me Why" e "Speedway Blues". Em 1928, fez duetos vocais com o Tampa Red, "Hard Times Blues" e "Christmas Man Blues", e em 1929 com "Scrapper" Blackwell & The Two Roys , com Leroy Carr no piano , a canção "Non-skid Tread". Hill registrou 23 títulos entre 1925-1929.


Na década de 1930 ela se aposentou de cantar para criar os sete filhos.  Hill retrnou em 1946, com Lovie Austin's  Blues Serenaders, e gravou para Rudi Blesh do Circle Label . Ela começou a aparecer no rádio e em clubes e concertos em Nova York, em 1948, incluindo o Carnegie Hall concerto com Kid Ory , e ela cantou no Festival de Jazz de Paris, e trabalhou com Art Hodes em Chicago .



Ela estava de volta em 1950, quando ela foi atropelada por um carro e morta em Nova York, com a idade de 45 anos. Ela está enterrada no Cemitério Lincoln, Ilha Azul , Cook County , Illinois .

______________________________________________________




Victoria Spivey -  (15 de outubro de 1906 - 03 de outubro de 1976) foi uma cantora e compositora de blues. Durante uma carreira musical que durou 40 anos, de 1926 a meados dos anos 1960, trabalhou com Louis Armstrong , King Oliver , Clarence Williams , Luis Russell , Lonnie Johnson e Bob Dylan . Ela também se apresentou no vaudeville e clubes, às vezes com sua irmã, Addie "Sweet Pease" Spivey. Entre suas composições estão "Black Snake Blues", "Dope Head Blues" e "Organ Grinder Blues". Em 1962, ela iniciou sua própria gravadora, Spivey Records .

Ela nasceu Victoria Regina Spivey em Houston , Texas , Estados Unidos, a filha de Grant e Addie (Smith) Spivey. Seu pai era um músico a tempo parcial e um sinaleiro para a estrada de ferro ; sua mãe era uma enfermeira . Seus irmãos eram Addie "Sweet Peas" Spivey (1910-1943), também um cantor e músico, que gravou para várias grandes gravadoras entre 1929 e 1937; e Elton Island Spivey (1900-1971), que também cantava profissionalmente. 


Primeira experiência profissional de Spivey estava em uma banda da família liderada por seu pai em Houston. Após Grant Spivey morrer, aos sete anos de idade, Victoria tocou em festas locais e, em 1918, foi contratada para acompanhar filmes no Teatro Lincoln em Dallas . Quando adolescente, trabalhou em bares, casas noturnas e apartamentos de buffet, principalmente sozinha, mas, ocasionalmente, com o cantor e guitarrista  Blind Lemon Jefferson . Em 1926, ela se mudou para St. Louis , Missouri , onde foi assinada pela Okeh Records . Sua primeira gravação , "Black Snake Blues", fez bem, e sua associação com a gravadora continuou. Ela fez inúmeros lados Okeh em Nova Iorque até 1929, depois passou para a RCA Victor label. Entre 1931 e 1937, mais gravações seguido nas Vocalion e Decca Records, e, trabalhando fora de Nova York, ela manteve um cronograma de execução ativa. Acompanhantes gravados de Spivey incluído Rei Oliver , Louis Armstrong , Lonnie Johnson e Red Allen .


A depressão não pôs fim à carreira musical de Spivey; ela encontrou um novo mercado para o seu talento no ano do acidente, quando o diretor de cinema King Vidor a colocou para jogar "Missy Rose" em seu primeiro som de cinema , Hallelujah! (1929). Através dos anos 1930 e 1940, Spivey continuou a trabalhar em filmes musicais e espetáculos de palco , muitas vezes com o seu marido,  Billy Adams, incluindo o Revue Hellzapoppin " . 


Em 1951, Spivey se aposenta do show business para tocar o órgão de tubos e levar um coro da igreja , mas ela voltou para a música secular , em 1961, quando ela se reuniu com um parceiro de canto antigo, Lonnie Johnson, para aparecer em quatro faixas de seu Prestige Bluesville álbum , Idle Hours . A música folk revival da década de 1960 deu-lhe mais oportunidades de fazer pelo menos uma aparência de um retorno. Ela gravou novamente para Prestige Bluesville, compartilhando um álbum "Songs We Taught Your Mothercom" com colegas veteranos como Alberta Hunter e Lucille Hegamin e começou a fazer aparições pessoais em festivais e clubes. Victoria Spivey morreu em Nova York em 3 de outubro de 1976, com a idade de 69 anos, a partir de uma hemorragia interna .


______________________________________________________





Gladys Bentley - (12 de agosto de 1907 - 18 de janeiro, 1960) foi uma cantora de blues norte-americana durante o Renascimento do Harlem .


Ela nasceu na Filadélfia , Pensilvânia , a filha do americano George L. Bentley e sua esposa, a Trinidad, Mary Mote. Ela se mudou para Nova York com a idade de 16 anos, e sua carreira como uma atriz disparou quando ela apareceu em "Harry Hansberry Clam House in 133 rue" , um dos clubes gays clandestinos mais famosos de Nova York , em 1920, como um artista negra, lésbica, cross-dressing. Ela foi manchete nos primeiros trinta anos de Ubangi Clube do Harlem, onde ela foi apoiada por uma linha de coro de drag queens . Ela se vestiu com roupas masculinas (incluindo uma assinatura smoking e cartola ), tocava piano, e cantou suas próprias letras obscenas para músicas populares da época rosnando profundamente com a sua voz enquanto flertava escandalosamente com as mulheres na platéia.


Bentley foi abertamente lésbica desde o começo da sua carreira, mas durante a era McCarthy , ela começou a usar vestidos, se casou com um homem com a idade de 28 chamado Charles Roberts. Charles Roberts era um cozinheiro que se casou (dentro de 5 meses de reunião), em uma cerimônia civil em Santa Barbara, CA em 1952. Mr. Roberts disse mais tarde que eles nunca se casaram. Bentley também estudou para ser uma ministra, alegando ter sido "curada" por tomar hormônios femininos. Em um esforço para dar mais conhecimento sobre a sua "cura", ela foi autora de uma história na revista Ebony chamada "Eu sou uma mulher de novo", na qual ela afirmou que ela havia passado por uma operação, que "ajudou a mudar sua vida novamente".  Ela morreu, aos 52 anos, de pneumonia, em 1960.



Além de seu talento e sucesso musical, Gladys Bentley é uma figura importante e inspiradora para a comunidade gay, para os afro-americanos, e uma figura proeminente no Renascimento do Harlem. Seu artigo na revista Ebony, em especial é muito importante porque abre os olhos do público para uso do hormônio feminino, cross dressing, e homossexualidade. Ela também foi revolucionária na sua identidade: ela exerceu uma "masculinidade negra que perturbou as distinções entre preto e branco e masculino e feminino". 

______________________________________________________




Ida Goodson -  (23 de novembro de 1909 - 5 de janeiro, 2000) foi uma americana cantora de blues femininos clássicos e cantora de jazz, além de pianista .

Goodson nasceu em Pensacola, Flórida, a caçula de sete irmãs, seis dos quais sobreviveram até a idade adulta. O pai e a mãe tocavam piano. Seu pai era diácono em Mount Olive Igreja Batista de Pensacola. 


Todas as filhas receberam propinas na música, com a única intenção deles realizando na igreja. Na verdade, Goodson notou que o blues era proibido em sua casa. No entanto, Ida, Mabel, Della, Sadie, Edna, e Wilhemina (mais comumente conhecido como Billie Pierce), todos posteriormente tiveram carreiras tanto em blues ou jazz. O Preservation Hall Jazz Band muitas vezes tinha uma das irmãs Goodson tocando teclados. Goodson tocava piano para acompanhamento de filmes mudos e em bailes. 


O Folk Archive Flórida lançou uma gravação tirada no Folk Festival Flórida em 1980, compreende um dueto entre Ida e Sadie Goodson. Ela recebeu um prêmio Patrimônio Folclórico da Flórida em 1987.


Em 2002, um show no palco, Os Goodson Sisters: O grande presente de Pensacola para Jazz, focada em Ida, Wilhemia e Sadie Goodson. As mulheres selvagens não têm os blues PBS vídeo incluído imagens raras de Bessie Smith.



Em seus anos sênior, Goodson tocou órgão em diversas igrejas em Pensacola. Um álbum foi lançado pelo Programa Folclórico da Flórida, Ida Goodson:. Pensacola Piano-Florida Gulf Blues, Jazz e Gospel.
______________________________________________________



Louise "Blue Lu" Barker (née Dupont ) - (13 de novembro de 1913 - 7 de maio, 1998)  foi uma cantora americana de jazz e blues. Suas mais conhecidas gravações incluíam "Don't You Feel My Leg" e "Look What Baby's Got For You".

Ela nasceu em New Orleans , Louisiana e muitas vezes cantou e tocou com seu marido Danny Barker , um regular da cena musical de Nova Orleans. 


A gravação de " A Little Bird Told Me ", de Barker foi lançado pela Capitol Records como o número de catálogo 15308. Chegou primeiro a Billboard chart dia 18 Dezembro, 1948 e durou 14 semanas na parada, chegando a # 4.



Barker foi introduzida no Hall da Fama do Louisiana blues em 1997, um ano antes de morrer, em Nova Orleans, com a idade de 84.

______________________________________________________



Rosetta Tharpe -  (20 de março de 1915 – 9 de outubro de 1973) foi uma cantora, compositora e guitarrista de música gospel, teve grande popularidade na década de 30 e 40 com uma mistura única de letras gospel e acompanhamento de rock and roll antigo.


Ousando atravessar a linha entre sagrado e secular apresentando sua música inspiradora de "luz" na "escuridão" dos clubes noturnos e salões de baile com big bands lhe acompanhando.

Nascida Rosetta Nubin em Cotton Plant, Arkansas, ela começou a se apresentar quando tinha apenas quatro anos. Era chamada "Little Rosetta Nubin, the singing and guitar playing miracle", acompanhando sua mãe (Katie Bell Nubin) que tocava mandolin na Igreja de Deus em Cristo pelo sul do país. Exposta a ambos blues e jazz durante a infância, depois que sua família se mudou para Chicago, Illinois no final da década de 20, ela tocava blues e jazz escondido e apresentava música gospel publicamente. Seu estilo único refletiu de influências antigas, ela tocava notas como músicos de jaz faziam e dedilhava a guitarra como fazia Memphis Minnie.


Depois de se casar com o pastor Thomas Thorpe, da Igreja de Deus em Cristo, Rosetta ganhou o nome "Tharpe" por erros de grafia. Em 1934, ele se mudaram para Nova Iorque, em outubro de 1938 ela gravou pela primeira vez, quatro faixas com a Decca Records acompanhada pela orquestra de Lucky Millinder. Suas gravações causaram um furor imediato, muitos frequentadores da igreja estavam chocados com a mistura de música sacra e outros ritmos, mas outras platéias adoraram essa mistura.


Apresentações em "From Spirituals To Swing" de John H. Hammond no final do mesmo ano no "Cotton Club" e "Café Society" com Cab Calloway e Benny Goodman fizeram com que Rosetta ficasse ainda mais famosa. Músicas como "This Train" e "Rock Me", que combinavam temas gospel com arranjos mais rápidos, se tornaram hits entre um público que nunca havia sido exposto à música gospel.


Rosetta continuou gravando durante a Segunda Guerra Mundial, ela era uma dos únicos dois artistas autorizados a gravar "v-discs" para tropas do outro lado do oceano. Sua música "Strange Things Happening Every Day", gravada em 1944 com Sammy Price, pianista de boogie woogie da Decca, mostrou sua virtuosidade como guitarrista e suas letras espirituosas. Essa também foi a primeira música gospel a ir para a corrida do top 10 da Billboard, algo que Sister Rosetta Tharpe conseguiu mais algumas vezes em sua carreira. A gravação é creditada por algumas fontes como a primeira gravação de Rock and roll.


Depois da guerra, a Decca juntou Sister Rosetta a cantora Marie Knight, e com o hit "up above my head" elas participaram do circuito gospel de turnês por alguns anos, nessa época Sister Rosetta estava tão famosa que chegou a atrair um público pagante de aproximadamente 25.000 pessoas para o seu terceiro casamento com Russel Morrison que a empresariava na época, a celebração foi seguida de uma apresentação vocal no "Griffith Stadium" em Washington D.C. em 1951.


Sua popularidade entrou em decaída quando gravou algumas músicas de blues no começo da década de 50. Marie Knight queria ir para o lado da música pop, enquanto Sister Rosetta continuava na igreja. Em uma ida para a Europa, Sister Rosetta voltou gradualmente para o circuito gospel, entretanto nunca mais obteve o mesmo sucesso.


Entre abril e maio de 1964, durante o surgimento do interesse popular em blues, ela participou de uma turnê pelo Reino Unido como parte da "American Folk Blues and Gospel Caravan", junto com Muddy Waters, Otis Spann, Ranson Knowling, Little Willie Smith, Reverend Gary Davis, Cousin Joe, Sonny Terry e Brownie McGhee. Rosetta era introduzida ao palco acompanhada pelo pianista Cousin Joe Pleasent. A caravana era administrada por Joe Boyd.3


Sister Rosetta parou subitamente de se apresentar após um derrame que sofreu em 1970, depois do qual teve uma perna amputada como resultado de complicações de diabetes.


Ela morreu em 1973 depois de outro derrame, na véspera de uma sessão de gravações agendada. Foi enterrada no "Northwood Cemetery" na Philadelphia, Pennsylvania em um túmulo sem identificação.


Em 2007 ela foi induzida ao Blues Hall of Fame. Em 2008, um show foi organizado para angariar fundos para seu túmulo e no mesmo ano foi declarado que dia 11 de janeiro seria o dia de Sister Rosetta Tharpe na Pennsylvania  e uma lápide foi colocado em seu túmulo.7 Um marco histórico foi colocado em antiga casa em Yorktown, Philadelphia.


Um número grande de músicos conhecidos, incluindo Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Isaac Hayes e Aretha Franklin reconheceram o estilo de cantar e tocar e modo de se apresentar como uma grande influência. Little Richard aos vocais gritados e altos da música gospel como seu tipo de música favorito durante a infância. Em 1945, Sister Rosetta ouviu Richard cantar em seu show no auditório da cidade de Macon e convidou ele para acompanhá-la no palco. Depois do show, ela pagou a ele pela apresentação. Johnny Cash também se referiu a Sister Rosetta como sua cantou preferida durante a infância no seu discurso na indução ao Rock and Roll Hall of Fame.



Em 2007, Alison Krauss e Robert Plant gravaram um dueto da música "Sister Rosetta Goes Before Us", escrita por Sam Phillips. Phillips lançou sua versão para a música em 2008 no seu álbum Don't Do Anything.

______________________________________________________




Ruth Brown - (12 janeiro de 1928 - 17 de novembro de 2006) foi uma cantora, compositora e atriz norte-americana, também conhecida como " Rainha do R & B ", observou para trazer uma música pop estilo de música R & B em uma série de canções de sucesso para a Atlantic Records no década de 1950, como "So Long" , "Teardrops from My Eyes" e "(Mama) He Treats Your Daughter Mean. Por essas contribuições, Atlantic tornou-se conhecido como "The house that Ruth built" (em alusão ao popular apelido para Old Yankee Stadium ). 


Após um ressurgimento que começou em meados da década de 1970 e atingir o pico na década de 1980, Brown usou sua influência para pressionar pelos direitos dos músicos sobre royalties e contratos, o que levou à fundação da Fundação Rhythm and Blues . Seus desempenhos no Broadway musical Black and Blue Brown ganhou um Tony Award , e a gravação elenco original ganhou um Grammy Award .

Nascida Ruth Alston Weston em Portsmouth, Virginia , Estados Unidos , Brown foi a primeira dos sete filhos. Ela participou IC Norcom da High School , que foi legalmente segregado. O pai de Brown era um dockhand que dirigiu o local, coro da igreja , mas oajovem Ruth mostrou mais interesse em cantar em OSU shows e casas noturnas . Ela foi inspirada em Sarah Vaughan , Billie Holiday e Dinah Washington . Em 1945, Brown fugiu de sua casa em Portsmouth, juntamente com o trompetista , Jimmy Brown , com quem se casou em breve, a cantar em bares e clubes. Ela, então, passou um mês com sorte Millinder orquestra 's. 


Em seu primeiro teste, em 1949, ela cantou "So Long", que acabou se tornando um hit. Isto foi seguido por "Teardrops from My Eyes", em 1950. Escrito por Rudy Toombs , foi o primeiro grande sucesso otimista para Brown. Gravado para a Atlantic Records em Nova York em setembro de 1950, e lançado em outubro, foi Billboard ' s R & B número um por 11 semanas. O sucesso lhe rendeu o apelido de "Senhorita Rhythm" e dentro de alguns meses Brown tornou-se a rainha reconhecida de R & B. 


Brown tocou muitas danças que foram profundamente segregados no Estados do Sul , onde excursionou extensivamente e foi imensamente popular. Brown afirmou que a si mesma um escritor certa vez resumiu sua popularidade, dizendo: "No Sul Ruth Brown é mais conhecido do que a Coca-Cola . "


Durante os anos 1960, Brown desapareceu da vista do público para se tornar uma dona de casa e mãe. Ela voltou à música em 1975, a pedido de Redd Foxx , seguido por uma série de shows de comédia de atuação. 


A luta de Brown dos direitos e dos músicos royalties em 1987 levou à fundação do Rhythm and Blues Foundation . Ela foi introduzido como um receptor Pioneer Award em seu primeiro ano, 1989, e introduzido no Oklahoma Jazz Hall of Fame em 1992. Em 1993, foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll .


Brown morreu em um hospital da área de Las Vegas em 17 de novembro de 2006, de complicações após um ataque cardíaco e acidente vascular cerebral que sofreu após a cirurgia no mês anterior.  Um concerto memorial para ela foi realizada em 22 de janeiro de 2007, na Abissínia Igreja Batista em Harlem , Nova Iorque.



Brown está enterrada no Memorial Park Roosevelt , Chesapeake City em Virginia . 

______________________________________________________




Beverly "Guitar" Watkins  - (nascida c. de 1940, Atlanta , Georgia ) é uma guitarrista de blues americana . Sandra Pointer-Jones escreve: "Beverly Watkins é um maven guitarra pirotécnico cujo lancinante, ataques balísticos na guitarra se tornaram contos alegóricos dentro da comunidade blues." George Varga, revendo seu CD de estreia, observou que Watkins "canta e toca com equilíbrio e verve para fazer músicos metade de sua idade ou mais jovens o suficiente considerar meios alternativos de emprego ".

Quando Watkins tinha aproximadamente 12 anos de idade, sua família mudou-se para Commerce, Georgia . Ela começou a tocar a música como um aluno, e depois no ensino médio tocou numa banda chamada Billy West Stone. Em aproximadamente 1959, seu último ano do ensino médio, ela foi apresentada a Red Piano , que tinha um programa de rádio diário em WAOK, e ela posteriormente se juntou ao medidor-tons, que jogou em um número de cidades na área de Atlanta Red Piano e e clubes de Atlanta como o Ballroom Magnolia e o Casino, antes de começar a turnê por todo o sudeste, principalmente em faculdades. Sobre o tempo, o grupo mudou o nome Red Piano e os Houserockers, eles começaram a turnê nacional.


O grupo teve dois singles de sucesso: " Dr. Feelgood "e" "Right String But The Wrong Yo-Yo". Depois de gravar "Dr. Feelgood", o grupo ficou conhecido também como Red Piano & The Interns. O grupo também incluiu Roy Lee Johnson (compositor de "Mr. Moonlight", mais tarde gravada pelo The Beatles ).


Após a dissolução da banda em 1965, aproximadamente, Watkins tocou com Eddie Tigner e os Ink Spots , Joseph Smith eo Fendales, e depois com Leroy Redding e os Houserockers até o final de 1980. Posteriormente ela foi baseada em Atlanta, um elemento bem conhecido no Underground Atlanta .



Watkins estava tocando internacionalmente (por exemplo, o palco principal do Ottawa Azul Fest em 2004) , bem como em sua cidade natal Atlanta até que temporariamente ficou afastado por uma cirurgia em 2005, mas se recuperou e aceitando reservas. Ela realizou um conjunto ao Cognac Azul Festival 2008.

______________________________________________________





Aurora "Rory" Block - (nascida em 06 de novembro de 1949, Princeton , New Jersey , Estados Unidos ) é uma norte-americana guitarrista e cantora de blues.

Aurora block nasceu em Princeton e cresceu em Manhattan . Com a idade de 14 anos, ela conheceu o guitarrista Stefan Grossman , que a apresentou à música do Mississippi Delta Blues guitarristas. Block começou a ouvir velhos álbuns , transcrevê-los, e aprender a tocar as músicas. Aos 15 anos, ela saiu de casa para procurar os restantes gigantes do blues, como Mississippi John Hurt , Gary reverend Davis , e Son House , e aprimorar seu ofício na forma tradicional de músicos de blues, em seguida, ela viajou para Berkeley , Califórnia , onde ela tocou em clubes e cafés .


Após aposentar-se temporariamente para cuidar da família, Block retornou à indústria da música na década de 1970 com sucesso mediano até assinar com a Rounder Records em 1981, que a encorajou a voltar para o seu amor para o formulário de blues clássico. Desde então, ela já conquistou o seu próprio nicho, lançando vários álbuns aclamados pela crítica de canções originais e tradicionais, incluindo muitos Robert Johnson cobre , como " Terraplane blues "e" Come on in My Kitchen ". Block ganhou cinco Prêmios WC Handy , dois para "Artista Feminina de blues tradicional" (1997, 1998) e três para o "Álbus acústicos de blues do ano" (1996, 1999, 2007). Ela também ganhou NAIRD prêmios por "Melhor Álbum Contemporâneo para adultos do Ano " em 1994 por Angel of Mercy e novamente em 1997 por Tornado .



Em 2010,Block lançou sua autobiografia em formato pdf. E uma tiragem limitada intitulado "When A Woman Gets The Blues."


Artigos publicados pelos sites: http://en.wikipedia.org



6 comentários:

  1. Adorei a lista. Pena não conhecer todas. mas conhecerei, a partir de agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita amigo, infelizmente existem muitas artistas que não possuem a fama e o reconhecimento que mereciam da mídia mas a internet nos ajuda a descobrir quem são! Valeu pelo apoio e volte sempre que puder! Grande abraço!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada pela visita, volte sempre que puder, farei mais postagens sobre artistas do blues e também sobre outros estilos musicais. Grande abraço!

      Excluir
  3. lista incrível! a propósito, você conhece algum ensaio de longa duração de Etta James, Aretha Franklin ou Ella Fitzgerald?

    ResponderExcluir