quinta-feira, 7 de novembro de 2013

As mulheres na literatura

As mulheres são uma constante na literatura, sejam como autoras, sejam como personagens. Vale salientar que é impossível citar aqui todas aquelas que mereceriam ser citadas, estamos dando apenas alguns exemplos da importância da figura feminina no mundo dos livros. São 15 grandes escritoras e também 15 personagens inesquecíveis.


ESCRITORAS:


Jane Austen (1775/1817) - Inglesa, foi a autora, entre outras obras, dos clássicos Razão e Sensibilidade e Orgulho e Preconceito, que retratam com precisão (e certa ironia) uma época e seus valores.



Mary Shelley (1797/1851) - Outra britânica/inglesa de grande destaque no mundo das letras, escreveu contos, peças de teatro, ensaios, relatos de viagens e outras obras, mas ficou mais conhecida pelo clássico do terror Frankenstein.






Emily Brontë (1818/1848) - De uma família de escritoras britânicas (como as irmãs Charlotte e Anne), foi a autora do clássico O Morro dos Ventos Uivantes. Uma curiosidade: ela escrevia sob o pseudônimo masculino de Ellis Bell.








Agatha Christie (1890/1976) - A autora inglesa, conhecida como Rainha do Crime por seus enredos policiais, criou personagens que conquistaram gerações, como o impagável detetive Hercule Poirot e a simpática solteirona Miss Marple. Seus mais de 80 livros estão entre os mais traduzidos de todo o planeta, superados apenas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare, e seguem no topo da preferência dos amantes do gênero.

Maria José Dupré (1898/1984) - A escritora brasileira é autora do clássico Éramos Seis, mais de uma vez adaptado para a TV, e dos infantis A montanha Encantada e O Cachorrinho Samba, entre outras obras.


Clarice Lispector (1920/1977) - Escritora brasileira nascida na Ucrânia, ficou conhecida por seus romances que priorizavam a questão existencial, como A Hora da Estrela e Laços de Família.







Maria Clara Machado (1921/2001) - Escritora e dramaturga brasileira, escreveu diversas peças infantis famosas, entre elas Pluft, o fantasminha.









Mary Higgins Clark (1927) - A escritora norte-americana é um dos destaques do romance policial contemporâneo. Entre suas obras, o livro Onde estão as crianças?, de 1975, tornou-se um best-seller na época.










Stella Carr (1932/2008) - Autora brasileira, escreveu mais de duas dezenas de livros voltados ao público juvenil, como Paranóia: a Síndrome do Medo, O estranho caso da Fotografia e A morte tem sete herdeiros.






Anne Rice (1941) - Escritora norte-americana autora de séries de terror e fantasia, entre elas o livro Entrevista com o Vampiro e toda a sua sequência.







Nora Roberts (1950) - Escritora norte-americana de romances românticos, possui mais de 200 livros publicados. Também escreve, sob o pseudônimo de J. D. Robb, livros policiais-futuristas da Série Mortal, estrelados pela detetive Eve Dallas.






Martha Medeiros (1961) - Gaúcha, a colunista e escritora vem se destacando principalmente por seus livros de crônicas, como Trem-Bala e Divã.





J.K.Rowlling (1965) - A britânica autora de Harry Potter dispensa apresentações: seus livros que têm o bruxinho como personagem ultrapassaram a marca de 325 milhões de livros vendidos em todo o mundo, traduzidos para mais de 60 idiomas.







Marian Keyes - A escritora irlandesa ficou conhecida pelos livros bem-humorados sobre o dia a dia das mulheres atuais, entre eles Casório?!, Melancia e Sushi.







Stephenie Meyer (1973) - Escritora norte-americana, alcançou o sucesso com a série romântico-vampiresca Crepúsculo.










PERSONAGENS

* Miss Marple - A simpática velhinha parece ser simplesmente uma solteirona enxerida, mas sua mente perspicaz a faz capaz de resolver os mais variados enigmas, nos livros de Agatha Christie.

* Madame Bovary - A protagonista do romance homônimo do francês Gustave Flaubert, publicado em 1857, causou escândalo entre os puritanos da época por abordar o tema adultério.

* Poliana - A menina sempre otimista criada pela escritora Eleanor Porter encantou gerações e tornou-se muito mais conhecida do que sua autora, tanto que virou adjetivo: alguém que vê sempre o lado bom de tudo é muitas vezes chamado de "poliana".

* Alice - A menina que entra pela toca do coelho e cai num mundo mágico encanta desde que foi criada por Lewis Carrol, e com certeza seguirá encantando muitas gerações de crianças e adultos.

* Iracema - A "virgem dos lábios de mel" idealizada por José de Alencar é personagem clássica e obrigatória das literatura brasileira. Aliás, quem aqui não decorou a poética descrição da moça indígena?

* Capitu - Independentemente da resposta à eterna questão sobre se traiu ou não o seu marido Bentinho, Capitu, do romance Dom Casmurro, é a mais célebre personagem criada por Machado de Assis. Ou, talvez mesmo, de toda a literatura brasileira.

* Ana Terra - Símbolo da mulher gaúcha, essa criação de Erico Verissimo destaca-se por sua garra e sua capacidade de resistência.

* Anne Frank - Embora tenha sido uma pessoa real, a adolescente judia que morreu num campo de concentração ficou conhecida mundialmente pelo diário no qual relata sua vida.

* Carrie - A adolescente problemática e atormentada, criação de Stephen King, torna-se uma personagem assustadora quando seus poderes especiais se manifestam, descontrolados, num crescendo de destruição, no romance homônimo.

* Bridget Jones - A divertida personagem criada pela escritora Helen Fielding é outra cujo nome se tornou muito mais conhecido do que o de sua criadora. Quem não se divertiu ou se emocionou com o diário dessa mulher moderna para quem tudo parece dar errado?

* Jane Eyre - Personagem do romance homônimo escrito por Charlotte Brontë (uma das irmãs Brontë), é uma pobre professora que se apaixona pelo rico Edward Rochester, tutor da menina a quem ensina, vivendo um romance que lhe dará muita tristeza.

* Branca de Neve, Cinderela, Bela Adormecida e Chapeuzinho Vermelho - Bem, precisa falar alguma coisa dessas heroínas dos contos de fada?

Artigo publicado pelo site: http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=&local=&template=3948.dwt&section=Blogs&post=274162&blog=759&coldir=1&topo=3994.dwt


Nenhum comentário:

Postar um comentário