domingo, 8 de dezembro de 2013

Mulheres no Jazz ( Lista de cantoras)

Depois da lista de instrumentistas de jazz, vamos ficar agora com uma lista de cantoras, apenas algumas porque a quantidade é imensa. As maiores divas que são as que quase todo mundo já conhecem, darei um destaque maior em outras postagens individuais. 



Ficheiro:Mahalia Jackson 1962, van Vechten, LC-USZ62-91314.jpgMahalia Jackson -  (26 de outubro de 1911, Nova Orleans, Louisiana, EUA – 27 de janeiro de 1972, Chicago, Illinois) foi uma das principais cantoras gospel dos Estados Unidos no século 20.

Mahalia começou sua carreira cantando em corais Gospel, estilo musical que a acompanhou por toda a carreira.


Em 1937, com 26 anos, Mahalia gravou seu primeiro disco sob o selo The Decca Coral. Em ordem: "God's Gonna Separate The Wheat From The Tares," "My Lord," "Keep Me Everyday," and "God Shall Wipe All Tears Away.". O disco não foi um sucesso financeiro e o Decca Coral não renovou. Em 1947 (dez anos depois), ela gravou com o selo Apollo a música "Move On Up A Little Higher", um sucesso tão grande que vendeu 8 milhões de cópias, esgotando em todas as lojas. A música entrou para o Hall da Fama dos prémios Grammy em 1998.


Posteriormente, gravou sucessos como "Let the Power of the Holy Ghost Fall on Me" (1949), "Silent Night, Holy Night", que também tiveram incrível sucesso na Europa.


Em 1950 ela se tornou a primeira cantora Gospel a cantar no Carnegie Hall de Nova York. Em 1952, começou uma turnê pela Europa e foi aclamada pela crítica como "A maior cantor Gospel de todos os tempos". Também foi a primeira cantora Gospel a cantar no consagrado festival The Newport Jazz Festival (em 1958 e 1959)

Teve uma participação especial no filme "Imitação da Vida" (Imitation of Life), de 1959, dirigido por Douglas Sirk e interpretado por Lana Turner e Sandra Dee.

Em 1961, Mahalia cantou na posse do presidente norte-americano John Kennedy.


Em 1963 ela cantou para 250 mil pessoas, na ocasião onde Martin Luther King Jr. fez seu famoso discurso "I Have a Dream" ("Eu tenho um sonho", discurso pelos direitos civis amplamente conhecido nos Estados Unidos). Também cantou "Take My Hand, Precious Lord" no funeral de Martin Luther King Jr.


Seu último álbum foi Guide Me, O Thou Great Jehovah (1969). Encerrou a carreira em 1971 com um show na Alemanha e com aparições final no The Flip Wilson Show nos Estados Unidos.


Mahalia também ficou conhecida por seu esforço em ajudar ao próximo, criando a Mahalia Jackson Scholarship Foundation, para jovens que gostariam de entrar para a universidade. Por seus esforços recebeu o The Silver Dove Award.


Em 1978, Mahalia Jackson foi postumamente recebida no GMA Gospel Music Hall of Fame


___________________________________________


Lena Horne - Lena Mary Calhoun Horne (Nova Iorque, 30 de junho de 1917 - Nova Iorque, 9 de maio de 2010) foi uma famosa cantora e atriz norte-americana.

Apesar de já ter gravado e feito performances com vários músicos de jazz (notavelmente Artie Shaw e Teddy Wilson), ela não era considerada uma cantora de jazz por muitos críticos musicais pelo fato de nunca fazer improvisações em seus shows.

Até seu falecimento, em 9 de maio de 2010 viveu na cidade de Nova Iorque mas quase não fez aparições públicas.

___________________________________________


Anita O'Day - Anita Belle Colton, conhecida por Anita O'Day (18 de Outubro de 1919 - Los Angeles, 23 de Novembro de 2006), foi uma cantora de jazz americana.

Devido a ter problemas com o uso de drogas (heroína) e álcool, era também conhecida por Jezebel do Jazz.

O'Day foi uma das vozes mais respeitadas do jazz nas décadas de 40 e 50 com suas chamativas e atrevidas interpretações de canções como "Honeysuckle Rose" e "Sweet Georgia Brown". Alguns especialistas a situam ao lado de Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e Billie Holiday.

De origem humilde, sua paixão pela música surgiu dos discos de Mildred Bailey e Billie Holiday. No início de sua carreira foi rejeitada pelo clarinetista Benny Goodman, que não a quis em sua orquestra, preferindo Peggy Lee.

Sua oportunidade chegou quando foi contratada pelo baterista Gene Krupa como vocalista de sua orquestra em 1941. Naquele mesmo ano, a canção "Let me off Uptown" a levou ao estrelato.

Seu trabalho com Gene Krupa lhe deu celebridade e fama, mas em 1943 a orquestra se dissolveu quando ele foi detido por posse de maconha. A cantora acabou passando para a orquestra de Stan Kenton, na qual trabalhou à espera de que seu antigo chefe abandonasse a prisão.

Com Krupa em liberdade, Anita O'Day voltou a trabalhar com ele em 1945. Depois de dois anos, deu início a uma carreira solo, na qual conseguiu gravar alguns discos para pequenas gravadoras.
Após uma fase crítica, na qual também foi viciada em drogas, Norman Granz a contratou em 1952 para seus selos, e com ele viveu a etapa mais frutífera de sua carreira.

Seu grande sucesso ocorreu em 1957, quando gravou junto ao trio do pianista Oscar Peterson o álbum "Anita sings the most", no qual demonstrou sua capacidade de improvisação.

Em 1958, gravou "Anita O'Day sings the winners", alternando o canto com a orquestra de Russ Garcia e com a de Marty Patch. Em 1962 fez, com Krupa, o disco "Drummer man" e após romper sua relação com a casa Verve se dedicou às atuações e às excursões por todo o mundo com seu trio.

Posteriormente, ficou oito anos sem gravar e sua volta, em 1970, levou à gravação de um disco ao vivo no Festival de Jazz de Berlim. O êxito daquele show ao vivo animou a estrela branca do jazz a gravar outros em Tóquio e em San Francisco (Califórnia). Seu último disco foi "Indescructible!", produzido em 2006.

Morreu aos 87 anos enquanto dormia em um hospital de West Hollywood devido a complicações provocadas por uma pneumonia.



___________________________________________


File:Carmen McRae.jpgCarmen McRae - Carmen Mercedes McRae (08 de abril de 1920 - 10 de novembro de 1994) foi uma cantora de jazz americana, compositora , pianista e atriz . Considerada uma das mais influentes cantoras de jazz do século 20, era seu fraseado behind-the-beat e suas interpretações irônicas de letras de músicas que a fizeram memorável.  McRae inspirou-se em Billie Holiday , mas estabeleceu a sua própria voz distinta . Ela  gravou mais de 60 álbuns, desfrutando de uma rica carreira musical, tocou e gravou nos Estados Unidos, Europa e Japão.

Entre seus projetos de gravação mais interessantes foram "Mad About The Man" (1957) com o compositor Noël Coward , "Boy Meets Girl" (1957), com Sammy Davis, Jr. , participando de Dave Brubeck 's The Real Ambassadors (1961), com Louis Armstrong , um tributo álbum "You're Lookin' at Me" (A Collection of Nat King Cole Songs) (1983), o corte de um álbum de duetos ao vivo com Betty Carter , "Carmen McRae-Betty Carter Duets" (1987), sendo acompanhado por Dave Brubeck e George Shearing e fechando sua carreira com homenagens brilhantes para Thelonious Monk , "Carmen sings Monk" (1990), e Sarah Vaughan ,  "Sarah: Dedicated to You"  (1991).


Como resultado da sua amizade cedo com Billie Holiday , ela nunca seria realizada sem cantar pelo menos uma música associada a "Lady Day", e ela gravou um álbum em 1983, em sua homenagem, intitulado "For Lady Day" , que foi lançado em 1995, com canções incluindo  "Good Morning Heartache", "Them There Eyes", "Lover Man", "God Bless the Child" and "Don't Explain". McRae também gravou com alguns dos melhores músicos de jazz do mundo, em álbuns como "Take Five live" (1961), com Dave Brubeck , "Two for the Road"(1980), com George Shearing , e "Heat Wave"(1982) com Cal Tjader . Os dois últimos álbuns foram parte de uma relação notável de oito anos com Concord Jazz . 


McRae cantava em clubes de jazz em todo os Estados Unidos - e em todo o mundo - mais de cinqüenta anos. Ela era uma artista popular no lendário Monterey Jazz Festival (1961-1963, 1966, 1971, 1973, 1982), tocando com Duke Ellington Orchestra 's no North Sea Jazz Festival em 1980, cantando " Don't Get Around Much anymore "e, no Montreux Jazz Festival , em 1989. Ela saiu de Nova York para o sul da Califórnia na década de 1960, mas apareceu em Nova York com regularidade, normalmente no Blue Note , onde realizou dois compromissos por ano durante a maior parte do 1980. Ela se retirou do desempenho público em maio de 1991, depois de um episódio de insuficiência respiratória apenas horas depois que ela completou um compromisso no clube Blue Note jazz em Nova York.


Em 10 de novembro de 1994, McRae morreu em sua casa em Beverly Hills, Califórnia , com a idade de 74. Ela havia caído em um semi-coma quatro dias antes, um mês depois de ser hospitalizado por um acidente vascular cerebral .

______________________________________



Peggy Lee (26 de maio de 1920 – 21 de janeiro de 2002) foi uma cantora de jazz tradicional estadunidense.

Nascida Norma Deloris Egstrom em Jamestown, Dacota do Norte. Conhecida como uma das mais importantes influências musicais do séculos 20, Lee é citada como inspiração para vários artistas, como Bobby Darin, Paul McCartney, Bette Midler, Madonna, K.D. Lang, Elvis Costello, Dusty Springfield, Dr. John e muitos outros. 

Como escritora, colaborou com seu ex marido Dave Barbour, Sonny Burke, Victor Young, Francis Lai, Dave Grusin, John Chiodini, e o Duque Ellington, que diz "If I'm the Duke, then Peggy's the Queen" ("Se eu sou o Duque, então Peegy é a rainha"). 

Como atriz, foi indicada a um Oscar Academy Awards por seu papel em Pete Kelly's Blues. 


Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Judy Garland, Dean Martin, Bing Crosby e Louis Armstrong todos citaram Lee como um de seus cantores favoritos. 

___________________________________


Ficheiro:Judy Garland in Presenting Lily Mars.jpgJudy Garland - Frances Ethel Gumm (Grand Rapids, 10 de junho de 1922 - Londres, 22 de junho de 1969), foi uma atriz americana considerada por muitos uma das maiores estrelas cantoras da "Era de Ouro" de Hollywood dos filmes musicais.

Respeitada por sua versatilidade, ela recebeu o Óscar Juvenil, um prêmio especial em reconhecimento pela sua atuação em O Mágico de Oz e Babes in Arms na 12ª Edição do Óscar, que aconteceu em 1940, ganhou um Golden Globe em 1954 por A Star Is Born2 , foi a primeira mulher a receber o Prémio Cecil B. DeMille em 1962 pelo conjunto da obra na indústria cinematográfica, bem como um prêmio Grammy Lifetime Achievement Award em 19974 e um Tony Award Especial em 1952 .


Apesar de seus triunfos profissionais, Judy lutou com vários problemas pessoais ao longo de sua vida. Insegura com sua aparência, seus sentimentos foram agravados por executivos de cinema que disseram que ela era feia e com sobrepeso. Tratada com medicamentos para controlar seu peso e aumentar a sua produtividade, Judy suportou décadas de uma longa luta contra o vício . Ela era atormentada por uma instabilidade financeira, muitas vezes devendo centenas de milhares de dólares em impostos atrasados, e seus primeiros quatro de cinco casamentos terminaram em divórcio. Ela tentou o suicídio em várias ocasiões. Judy morreu de uma overdose acidental aos 47 anos, deixando duas filhas, Liza Minnelli, Lorna Luft e o filho Joey Luft. 


___________________________________________



Foto de Blossom Dearie
Blossom Dearie - Margrethe Blossom Dearie Foi uma cantora, pianista e compositora, Blossom Dearie nasceu em 28 de abril de 1926, em East Durham, Nova York. Era uma artista que todo nova-iorquino com mais de 50 anos cultuava com impressionante fidelidade. Vendia discos, lotava clubes noturnos, era convidada de honra em reuniões musicais em casa de gente famosa, sempre se apresentando para pequenas plateias. Poucas vezes apareceu em televisão.

Fora de seu país, também estava longe de ser famosa, mesmo tendo atuado em Paris durante boa parte da década de 50. No entanto, é considerada por críticos e historiadores uma das melhores cantoras brancas de jazz. 


Blossom não chegava a recusar o rótulo de “cantora de jazz”, mas preferia ser vista como saloon singer, sua voz pequena, infantil, meio no estilo de Rose Murphy, esta negra, soando perfeita em boates e clubes noturnos.


Blossom Dearie jamais figuraria em alguma enquete musical entre as dez mais importantes cantoras de jazz de todos os tempos. Nem poderia. Piadista e descompromissada, Dearie, também pianista, nunca se preocupou em transmitir o perfil dramático geralmente aliado a cantoras mais reverenciadas, como Billie Holiday ou Sarah Vaughan. Não pegou pesado no álcool ou nas drogas como Anita O’Day ou foi politicamente engajada como Shirley Horn.


Blossom Dearie foi a cantora sensível, quase infantil, equipada com um timbre de voz adocicado, pouco potente, mas afinadíssimo. Traduziu com nitidez o quadro mais clichê da alienada cantora dos clubes esfumaçados, ansiosa para ser descoberta por caça-talentos de alguma grande gravadora.


Embora compusesse boas canções, Blossom foi, acima de tudo, uma apaixonada pelo grande songbook americano, ajudando a perpetuar canções dos Gershwins, de Cole Porter, de Johnny Mercer, de Frank Loesser.


Na última década, descobriu e gravou os brasileiros Antonio Carlos Jobim e Ivan Lins. O último disco de Blossom Dearie, um single, é um tributo às vítimas do 11 de setembro: “It’s all right to be afraid”. 



Blossom Dearie morreu no sábado 7 de fevereiro de 2009, aos 82 anos, durante o sono, em seu apartamento em Greenwich Village, em Nova York.

___________________________________________



Foto de Julie London — PNGs do it better.Julie London - (Santa Rosa, 26 de setembro de 1926 - Encino, 18 de outubro de 2000) foi uma cantora de jazz e atriz norte-americana.

Nascida Gayle Peck, iniciou a sua carreira artística no cinema nos anos 1940, bem antes de se tornar famosa como cantora.


Com uma beleza singular, atuou em mais de 20 filmes e fez grande sucesso contracenando com Gary Cooper em O Homem do Oeste (1958). Sua carreira de atriz de cinema e televisão durou mais de 35 anos.


Em 1955, gravou seu primeiro disco, Julie Is Her Name, que foi seguido de muitos outros. Célebre por sua voz sensual, foi a primeira intérprete da canção Cry Me a River, foi uma das artistas mais populares dos anos 1950, sendo considerada a melhor cantora dos Estados Unidos em 1955, 1956 e 1957, pela revista Billboard. Ao longo da sua carreira, gravou 32 álbuns. Entre os seus maiores sucessos, figuram as canções Cry Me A River (que fez parte do seu primeiro disco, gravado em 1955), Sway, Desafinado e Fly Me to the Moon. Intérprete versátil, gravou também Light My Fire, dos Doors e Yummy Yummy Yummy do grupo Ohio Express.


Em meados da Década de 1990, London sofreu um derrame,o que levou a metade da Década com saúde debilitada,e contribuiu para a sua morte em 18 de outubro de 2000.


___________________________________________


Rosemary Clooney - (23/05/1928 - 29/06/2002), filha de um pai alcoólatra e uma mãe que cresceu constantemente viajando junto com seu irmão Nick e irmã Betty. Quando Rosemary tinha 13 anos, ela e sua irmã mudou-se para Cincinnati, onde ele começou a coletar garrafas para a sobrevivência. Tia do ator George Clooney . Conhecida por sua voz suave , rica e cheia de nuances, a carreira de Clooney começou em Cincinnati. Ela entrou na Orquestra de Tony Pastor , em 1945, cantando duetos com sua irmã Betty . Em 1950, ela gravou a canção " Come On-a My House ", que se tornou uma estrela imediatamente após os triunfos como" Hey There "(1951) e" This Ole House "(1952). Em 1954, ela co-estrelou no filme " White Christmas ". Muito famoso por sua aparição em inúmeros programas de televisão, introduzido em meados dos anos cinquenta, o popular The Rosemary Clooney mostra . Casou-se e se divorciou de José Ferrer . Durante o casamento manteve um silêncio de quase 20 anos, mas reapareceu na década de 70 com performances nostálgicas. Em fevereiro de 2002, a cantora lançou um álbum auto-intitulado Rosemary Clooney: Sentimental Journey (Sentimental Journey) e recebeu um prêmio Grammy honorário . Rosemary Clooney morreu em 29 de junho de 2002, em sua casa em Beverly Hills cercada por sua família, incluindo seus filhos, netos, seu marido e seu irmão Nick, pai de George Clooney . Sua morte foi devido a complicações que surgiram devido ao câncer de pulmão. 

___________________________________________


Astrud Gilberto - nascida Astrud Evangelina Weinert, (Salvador, 29 de março de 1940)  nasceu em Salvador, Bahia, no ano de 1940, passando sua infância no Rio de Janeiro onde sua família mudou quando ela tinha dois anos. Apesar de se interessar muito cedo pela música, não a tomou como profissão até 1963, quando participou ocasionalmente em uma gravação de Stan Getz na qual colaborava seu marido, João Gilberto. 

Por não saber pronunciar em inglês a letra de “A Garota de Ipanema”, João utilizou sua mulher para fazer a versão em inglês. A música foi lançada em 1964, obtendo um sucesso muito superior às previsões mais otimistas, sendo eleita a melhor gravação jazzística do ano.


Astrud Gilberto começou meio de improviso sua carreira discográfica, fazendo com que tivesse a colaboração de Stan Getz e do maestro Gil Evans, que compôs alguns arranjos para o álbum “Astrud”, sempre manifestando as qualidades vocais da cantora. 


Depois de se separar de João Gilberto, Astrud continuou esporadicamente sua atividade profissional, sem voltar a alcançar o sucesso que teve em 1964. 


Na realidade, seu volume era limitado nos altos e baixos, seu timbre era agradável mas não excepcional e sua tendência na quebra da voz, fizeram com que Astrud não tivesse nada significativo, para se tornar uma grande cantora de jazz ou de música brasileira.


___________________________________________


Flora Purin - (  Rio de Janeiro - 6 de março de 1942 ) Filha de um imigrante russo que tocava violino e de uma pianista amadora, desde pequena gostava de cantar, tocar piano e violão, e foi influenciada pelas cantoras de jazz, como Ella Fitzgerald e Sarah Vaughan. Freqüentou o Beco das Garrafas nos anos 60, e chegou a gravar um disco no Brasil, intitulado "Flora MPM". Em 1967 mudou-se para os Estados Unidos, para estudar música na Califórnia. Cinco anos mais tarde, casou-se com o percussionista Airto Moreira. Trabalhou ao lado de artistas como Stan Getz e Gil Evans e integrou o conjunto Return to Forever, que excursionou com êxito pelos EUA no início dos anos 70. Em 1973 partiu para a carreira solo com o disco "Butterfly Dreams", seguido por outros pela gravadora Milestone. Entre seus discos destacam-se "Light As A Feather" e "Return to Forever". Em 1971 foi presa nos Estados Unidos, sob acusação de tráfico de drogas, e, depois de recorrer da sentença, acabou detida em 1974, passando 18 meses na prisão e 12 anos em liberdade condicional, sem poder deixar o país. Nessa época, seu caso suscitou protestos na classe artística, que a elegeu, por meio de pool de críticos, a melhor cantora de jazz dos EUA por quatro anos sucessivos (de 1974 e 1977), em parte como instrumento de pressão para sua libertação, mas principalmente por seu real talento. Nos anos 70 gravou ainda ao lado de Carlos Santana, Hermeto Pascoal, Chick Corea e muitos outros, encantados com sua notável extensão vocal e capacidade de improvisação. Nos anos 80 gravou poucos discos solo (a maioria com Airto) e em 1994 lançou "Speed of Light".

___________________________________________


Ficheiro:Ddbridg014.JPGDee Dee Bridgewater -  ( 27 de março de 1950) é uma cantora estadunidense de Jazz . Ela ganhou duas vezes o Grammy Award por cantora e compositora, e um prêmio do Tony Award – por atuação e foi apresentadora do programa JazzSet with Dee Dee Bridgewater na rádio National Public Radio. Ela é embaixadora da ONU em atividades relacionadas a agricultura.

No começo dos anos de 1970, Bridgewater se juntou com a banda Thad Jones-Mel Lewis Jazz Orchestra como vocalista. Isso marcou o começo de sua carreira no Jazz, tendo ela tocado com diversos músicos do estilo, como Sonny Rollins, Dizzy Gillespie, Dexter Gordon, Max Roach, Rahsaan Roland Kirk entre outros. Em 1973 ela se apresentou no Monterey Jazz Festival. No ano seguinte, seu álbum Afro Blue foi lançado, sendo que ela se apresentou num musical da Broadway chamado The Wiz. Pelo seu papel como Glinda the Good Witch ela ganhou o Tony Award de 1975 por atriz estreante, alem de o show ter ganhado o Grammy de melhor musical em 1976.

___________________________________________


Cassandra Wilson - ( Jackson, Mississipi - 4 de dezembro de 1955) é uma das maiores cantoras de jazz dos anos 90, uma vocalista abençoada por uma distinta e flexível voz e que não tem medo de se arriscar. 

Ela começou tocando piano e guitarra quando tinha nove anos e esteve trabalhando como vocalista em meados de 70, cantando uma enorme variedade de ritmos e estilos musicais. 

Depois de um ano em New Orleans, Wilson se mudou para New York em 1982 e começou trabalhando com Dave Holland e Abbey Lincoln. Depois de conhecer Steve Coleman, ela se tornou a vocalista principal do grupo M-Base. Ela trabalhou com o grupo New Air e gravou seu primeiro álbum como líder em 1985. 

No seu terceiro álbum, Cassandra já estava com um estilo semelhante ao de Betty Carter. Depois de alguns álbuns a mais nos quais ela desenvolveu a performance e a escolha de materiais, Cassandra Wilson mudou de direção e gravou uma obra voltada para o blues acústico para a Blue Note chamada “Blue Light ‘Til Dawn”. 

Dando uma volta no tempo, ela encontrou a si mesma e pode continuar a sua carreira interpretando de maneira criativa e nova velhos sucessos de country blues e folk music. Em 1997 ela excursionou no projeto de Wynton Marsalis, “Blood on the Fields” e em 2000 gravou “Traveling Miles”, excelente tributo a Miles Davis.

Fonte de pesquisa:
http://cliquemusic.uol.com.br
http://www.lastfm.com.br
http://www.clubedejazz.com.br
http://www.letras.com.br
https://pt.wikipedia.org/‎
http://www.buscabiografias.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário