quinta-feira, 15 de maio de 2014

Sarah Vaughan

Sarah Lois Vaughan (Newark, 27 de março de 1924 — Los Angeles, 03 de abril de 1990) foi uma cantora estadunidense de jazz, descrita por Scott Yanow como "uma das vozes mais maravilhosas do século 20".

Sarah Vaughan em 1946

Apelidada "Sailor" (por seu discurso salgado), "Sassy" e "A Divina", Sarah Vaughan foi ganhadora do Grammy e do NEA Jazz Masters, o "mais alta honra no jazz", atribuído pela National Endowment for the Arts em 1989.


A voz de Vaughan caracterizava-se por sua tonalidade grave, por sua enorme versatilidade e por seu controle do vibrato. Sarah Vaughan foi uma das primeiras vocalistas a incorporar o fraseio do bebop.

Sarah Vaughan

Ainda muito menina, Sarah Vaughan começou a cantar no coral gospel da igreja que freqüentava com os pais, ambos músicos. Seu pai era guitarrista e sua mão era lavadeira e tocava piano na mesma igreja. Aos treze anos, com o que sua mãe havia lhe ensinado, foi para trás do orgão, acompanhando o coro.

Sarah abandonou a escola e passou a participar de concursos para músicos amadores, até que ganhou o primeiro prêmio na pioneira casa de espetáculos Apollo Theatre, o que lhe abriu muitas portas no meio musical e dentro de pouco tempo foi convidada a integrar a banda de Earl Hines a convite de seu cantor Billy Eckstine que ficou simplesmente estarrecido com a perfomance da garota.

Sarah Vaughan

Adquirida sua confiança ao trabalhar com nomes com o próprio Eckstine e Earl Hines, Sarah Vaughan decidiu tentar a carreira solo. Seus primeiros álbuns ao lado de Tadd Dameron eram um dos mais cults da época, fato que a levou a se unir com os músicos revolucionários do bepbop como Charlie Parker e Dizzy Gillespie, com quem havia trabalhado anos antes na banda de Earl Hines.

Em 1944, Sarah gravou o tema famoso de Dizzy Gillespie, Night in Tunisia, então entitulada Interlude e gravou ainda, ao lado do pai do bebop, Lover Man, tornando a gravação um clássico.

Com sua contratação pela Columbia Records, Sarah Vaughan tornou-se uma estrela internacional, gravando discos mais comerciais e frequentemente acompanhada de cordas, embora tenha gravado com um octeto, 1950, que incluía o trompetista Miles Davis.

Sarah Vaughan

Depois de quase uma década sem gravar, Sarah voltou aos estúdios, em 1971, a convite do produtor Norman Granz, dono do selo Pablo. Com ele gravou dois songbooks de Duke Ellington. Gravou ainda com Count Basie e Oscar Peterson, aventurando-se também por rítmos africanos e latinos, gravando um álbum com Milton Nascimento.

Sarah Vaughan era dona de uma impressionante tecitura, tinha pleno domínio de seu instrumento, com o qual improvisava de maneira magistral (scat singing) e sua voz elegante parecia sair sem nenhum esforço. Com sua morte em 1990, Sarah Vaughan passou a fazer parte do trinvirato composto por Ella Fitzgerald e Billie Holiday.

Joe Louis Kisses e Sarah Vaughan - Jet Magazine, 10 de abril de 1952

Em 1989, a saúde de Vaughan começou a declinar, embora ela raramente revela as dicas em suas performances. Ela cancelou uma série de compromissos na Europa, em 1989, citando a necessidade de buscar tratamento para a artrite na mão, embora ela foi capaz de completar uma série de performances mais tarde no Japão. Durante uma corrida em Nova York Blue Note Jazz Club em 1989, Vaughan recebeu um diagnóstico de câncer de pulmão e estava muito doente para terminar o dia final do que viria a ser sua última série de apresentações públicas. Vaughan voltou para sua casa na Califórnia para começar a quimioterapia e passou seus últimos meses alternando estadias no hospital e em casa. Vaughan ficaram cansados ​​da luta e pediu para ser levado para casa, onde morreu na noite de 3 de abril de 1990, enquanto assistia a um filme de televisão, com sua filha, uma semana depois de seu 66 º aniversário. O funeral de Vaughan foi realizada no Monte Zion Baptist Church na 208 Broadway, em Newark, New Jersey, que era a mesma congregação, ela cresceu dentro. Após a cerimônia, uma carruagem puxada por cavalos transportado o corpo dela para o seu lugar de descanso final em Glendale Cemetery, Bloomfield em Nova Jersey.

Sarah Vaughan "Misty" Live 1964


Artigos publicados pelos sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sarah_Vaughan
http://www.ejazz.com.br/detalhes-artistas.asp?cd=229


Nenhum comentário:

Postar um comentário