quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Bonnie Raitt

Bonnie Lynn Raitt (nascida em 08 de novembro de 1949) é uma cantora de blues americana e compositora e guitarrista de slide. Durante os anos 1970, Raitt lançou uma série de albúns de raíz -influenced que incorporou elementos de blues, de rock , folk e country . Na década de 1990 ela teve um grande retorno para formar com o lançamento de seu álbum " Nick of Time ", depois de vários anos de aclamação da crítica, mas pouco sucesso comercial. O "Luck of the Draw" após dois álbuns e "Longing in Their Hearts" venderam milhões, gerando vários singles de sucesso, incluindo " Something to Talk About "," Love Sneakin 'Up on You ", e a balada" I Can ' t Make You Love Me "(com Bruce Hornsby no piano). Raitt recebeu dez prêmios Grammy . Ela é listada como número 50 na Rolling Stone, lista da revista dos 100 maiores cantores de todos os tempos e número 89 na sua lista dos 100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos.


Bonnie Raitt


Raitt nasceu em Burbank, Califórnia. Ela é filha da estrela musical  da Broadway John Raitt e sua primeira esposa, a pianista Marjorie Haydock. Ela começou a tocar guitarra em uma idade precoce. Mais tarde, ela ganhou notoriedade por seu estilo bottleneck guitar playing. Raitt diz que tocou "um pouco na escola e em um acampamento de verão" chamado Acampamento Regis-Applejack , em Nova York.

Bonnie Raitt


Depois de se formar a partir de Oakwood Friends School , em Poughkeepsie, Nova Iorque, em 1967 Raitt entrou no Radcliffe College com especialização em relações sociais e estudos africanos . Raitt disse que seu "plano era viajar para a Tanzânia , onde o presidente Julius Nyerere foi a criação de um governo baseado na democracia e socialismo ". Raitt se tornou amiga do bluesman então com 65 anos de idade, Dick Waterman . Durante seu segundo ano Raitt levou um semestre fora e mudou-se para Filadélfia com Waterman e uma série de músicos locais. Raitt diz que foi uma "oportunidade que mudou tudo".

Bonnie Raitt


No outono de 1970, enquanto acontecia a abertura de Mississippi Fred McDowell no Gaslight Café em Nova York, ela foi vista por um repórter da Newsweek Magazine, que começou a espalhar a palavra de sua performance. Scouts de grandes gravadoras foram logo assistir seus shows para lhe ver tocar. Ela finalmente aceitou uma oferta com a Warner Bros, que logo lançou seu álbum de estréia, Bonnie Raitt , em 1971, O álbum foi muito bem recebido pela imprensa musical, muitos dos quais elogiou as suas capacidades como intérprete e como guitarrista gargalo; no momento, muito poucas mulheres na música popular teve fortes reputações como guitarristas.

Embora admirada por aqueles que viram o seu desempenho, e respeitada por seus pares, Raitt ganhou pouco reconhecimento público por seu trabalho. Sua estatura crítica continuou a crescer, mas as vendas de discos continua modesta. Seu segundo álbum, Give It Up , foi lançado em 1972 para aclamação universal; embora muitos críticos ainda consideram-o como o seu melhor trabalho, não muda suas fortunas comerciais. O Takin 'My Time de 1973 também foi recebido com aclamação da crítica, mas esses avisos não foram acompanhados das vendas.


Bonnie Raitt



Raitt estava começando a receber maior cobertura da imprensa, incluindo uma história 1.975 capa para a revista Rolling Stone , mas com 1.974 de Candeeiros , comentários para o seu trabalho foram ficando cada vez mais misturados. Até agora, Raitt já estava experimentando com diferentes produtores e estilos diferentes, e ela começou a adotar um som mais mainstream que continuou até 1975 com Home Plate .

Em 1976, Raitt fez uma aparição no Warren Zevon's, álbum homônimo com seu amigo Jackson Browne e os integrantes do Fleetwood Mac, Lindsey Buckingham e Stevie Nicks .


Bonnie Raitt e Stevie Nicks 


O álbum Sweet Forgiveness de 1977 deu a Raitt seu primeiro sucesso comercial quando se produziu um single de sucesso em seu cover de "Runaway". Reformulação como um pesado rhythm and blues de gravação baseado em um sulco rítmico inspirado pela Al Green , a versão de Raitt de "Runaway" foi menosprezado por muitos críticos. No entanto, o sucesso comercial da canção levou a uma guerra de lances para Raitt entre Warner Bros e Columbia Records. "Havia uma grande Columbia - Warner guerra acontecendo no momento", lembrou Raitt em uma entrevista de 1990. " James Taylor tinha acabado de sair da Warner Bros e fez um grande álbum para a Columbia ... E depois, a Warner assinou Paul Simon longe de Columbia, e eles não querem que eu tenha um disco de sucesso para a Columbia - não importa o que é isso!, eu renegociado o meu contrato, e eles basicamente combinado oferta da Columbia. Francamente o negócio foi realmente uma grande coisa. "

Bonnie Raitt em 30 de julho de 1979



A Warner Brothers realizou maiores expectativas para o próximo álbum de Raitt, The Glow em 1979, mas foi lançado com críticas pobres, assim como as vendas modestas. Raitt teria um sucesso comercial em 1979, quando ela ajudou a organizar os  Musicians United for Safe Energy (MUSE) concerts e Madison Square Garden em Nova York. Os shows gerou o disco de ouro três de registro, bem como um longa-metragem da Warner Brothers, Nenhumas armas nucleares . Os shows contou com os co-fundadores Jackson Browne , Graham Nash , John Hall , e Raitt, bem como Bruce Springsteen , Tom Petty e os Heartbreakers , The Doobie Brothers , Carly Simon , James Taylor , Gil Scott-Heron , e muitos outros.


Bonnie Raitt e Sippie Wallace em 1979


Para seu próximo álbum, de 1982 Green Light , Raitt fez uma tentativa consciente de revisitar o som de seus discos anteriores. No entanto, para sua surpresa, muitos de seus pares e os meios de comunicação em relação a sua nova sonoridade ao florescente nova onda do movimento. O álbum recebeu seus comentários mais fortes em anos, mas suas vendas não melhoraram e isso teria um impacto severo sobre seu relacionamento com a Warner Brothers.

Em 1983, como Raitt estava terminando de trabalhar em seu álbum seguinte, intitulado Tongue & groove , a Warner Brothers "limpou a casa", deixando uma série de grandes artistas como Van Morrison e Arlo Guthrie de sua lista. O dia depois de dominar foi concluída em Tongue & groove , a gravadora caiu e Raitt também. O álbum foi engavetado por tempo indeterminado, e Raitt foi deixada sem uma gravadora. Até então, Raitt também estava lutando com problemas de álcool e abuso de drogas. 

Apesar de seus problemas pessoais e profissionais, Raitt continuou a fazer turnês e participar de ativismo político . Em 1985, cantou e apareceu no vídeo de " Sun City ", o anti- apartheid registro escrito e produzido pelo guitarrista Steven Van Zandt . Junto com sua participação no Farm Aid e da Anistia Internacional de concertos, Raitt viajou para Moscou em 1987 para participar do primeiro Soviet/American Peace Concert, mais tarde exibido no Showtime rede de televisão. Também em 1987, Raitt organizou um show beneficente em Los Angeles para Countdown '87 to Stop Contra Aid. O benefício caracterizou-se, juntamente com músicos Don Henley , Herbie Hancock , Holly Near e outros.


Jerry Garcia e Bonnie Raitt em 30 de agosto de 1987


Dois anos depois de deixar sua gravadora, a Warner Brothers notificou Raitt sobre seus planos para lançar Tongue & groove . "Eu disse que não era muito justo", lembrou Raitt. "Eu acho que neste momento eles se sentiram um pouco mal. Quer dizer, eu estava lá fora, em turnê em minhas economias para manter o meu nome, e minha capacidade de desenhar era cada vez menos. Então eles concordaram em me deixar entrar e recut metade dele, e foi quando ele saiu como Nine Lives ". A decepção crítica e comercial, Nine Lives de 1986, seria a última gravação nova de Raitt para a Warner Brothers.

Carrie Underwood, Bonnie Raitt, Emmylou Harris, Sheryl Crow e Stevie Nicks


O envolvimento político de Raitt remonta ao início dos anos setenta. Seu álbum de 1972 "Give it up" tinha uma dedicação "ao povo do Vietnã do Norte ... "impresso na parte de trás.

O site de Raitt incita os fãs para saber mais sobre a preservação do meio ambiente. Ela era um membro fundador das Nações Músicos de Energia Segura em 1979, e um catalisador para a maior movimento anti-nuclear , tornando-se envolvida com grupos como a Aliança Abalone e Aliança para a Sobrevivência.

Em 1994, a pedido do escritor Dick Waterman , Raitt financiou a substituição de uma lápide para um de seus mentores, guitarrista de blues Fred McDowell através do  Mt. Zion Memorial Fund. Raitt mais tarde financiou lápides memoriais em Mississippi para os músicos Memphis Minnie, Sam Chatmon, e Tommy Johnson novamente com o  Mt. Zion Memorial Fund.


Bonnie Raitt e B.B King


Bonnie Raitt e Mick Jagger


No Stockholm Jazz Festival em julho de 2004, Raitt dedicou um clássico para o presidente dos EUA, George W. Bush . Ela foi citada como dizendo: "Vamos cantar isso para George Bush porque ele é daqui, gente!" antes que ela lançasse para os licks de abertura de "A Good Thing (Is About to End)", um cover que foi destaque em seu álbum de 1979 The Glow . Em 2002, Raitt entrou como apoiadora oficial de crianças do Rock, uma organização sem fins lucrativos que fornece instrumentos musicais livres e aulas gratuitas para crianças de escolas públicas em todo o EUA. Ela visitou crianças no programa e senta-se a bordo da organização de administração, como membro honorário.

Jeff Healey e Bonnie Raitt

Bonnie Raitt e Neil Young em 2013

Raitt trabalhou com Reverb , uma organização ambiental sem fins lucrativos, para suas turnês 2005 Outono / Inverno e 2006 Primavera / Verão / Outono.

Raitt faz parte do grupo No Nukes que é contra a expansão da energia nuclear . Em 2007, No Nukes gravou um videoclipe de uma nova versão da canção do Buffalo Springfield "For What It's Worth". 

Durante a campanha das primárias democratas de 2008, Raitt juntamente com Jackson Browne e o baixista James "Hutch" Hutchinson , realizaaram aparições na campanha para o candidato John Edwards .

Agora fiquem com Bonnie Raitt interpretando o clássico "Pride and Joy" no tributo a Stevie Ray Vaughan:




Fonte de pesquisa: http://en.wikipedia.org/wiki/Bonnie_Raitt

Nenhum comentário:

Postar um comentário