sexta-feira, 15 de novembro de 2013

As mulheres no Jazz

Geralmente as mulheres com grandes perfis na historia do jazz, são vocalistas, como as eternas Billie Holiday, ou Ella Fitzgerald, ou Sarah Vaughan, para nomear apenas três das mais conhecidas, que são também das mais belas vozes de toda a historia da musica, e por vezes são pianistas, como Mary Lou Williams, cujas múltiplas influências como instrumentista e compositora, e na formação do som Kansas City, são amplamente reconhecidas. Mas porque não tendemos a reconhecer o talento de mulheres saxofonistas como Vi Burnside e Margaret Backstrom, nos anos 30 e 40? Qual o papel que as mulheres têm desempenhado no jazz?

Billie Holiday

As raízes do jazz, os Spirituals, o Gospel e os Blues, tiveram uma participação ativa de Afro-Americanas nos coros. E as habilidades no piano estão documentadas e foram historicamente consideradas adequadas, e até aconselháveis, as mulheres, quer Afro quer Euro-Americanas. Muitas pianistas femininas participaram do desenvolvimento da cultura jazz: Dolly Adams e Emma Barrett, em New Orleans, ou Lil Hardin Armstrong e Lovie Austin, no estilo Chicago, tiveram participação bastante pertinente. 

Mary Lou Williams

Grande Depressão da década de 1930, muitas mulheres trabalhavam como pianistas, em bares e clubes, muitas vezes dançando e cantando. Por vezes tocavam instrumentos associados com homens, e eram excelentes executantes, com imenso destaque para Valaida Snow, "The Queen of the Trumpet". A partir dos anos 40, era comum ver mulheres instrumentistas em banda associadas ao sexo masculino: Woody Herman tinha na sua banda a trompetista Billie Rogers, a trombonista Melba Liston tocava com Gerald Wilson, enquanto Lionel Hampton tinha com ele  a saxofonista Elsie Smith, e Benny Carter  a excelente trompetista Jean Starr. O surgimento dos movimentos de libertação das mulheres nos anos 1960 e 1970 trouxe um novo interesse no estatuto que as mulheres possuíam na historia e expressão do Jazz, e despertou também o interesse de um novo publico para as performances femininas. O primeiro Women's Jazz Festival foi realizado em Kansas City em 1978, seguido pelo New York Women's Jazz Festival. Hoje a genialidade de pianistas como Aziza Mustapha Zadeh, ou o talento quer como musico, quer como compositora, da saxofonista Carla Bley são encarados como fazendo parte natural da bela historia que tem sido o Jazz. 

Artigo publicado pelo site: http://jazzeoutrasmusicas.blogspot.com.br/2012/01/as-mulheres-no-jazz.html

2 comentários: