quinta-feira, 7 de março de 2013

Catarina Paraguaçu

Catarina Álvares Paraguaçu (Bahia, 1495 - Bahia, morreu em 26 de Janeiro de 1583) foi uma indígena Tupinambá, da região onde hoje é o estado da Bahia. Segundo a certidão do batismo, realizado em 30 de Julho de 1528 em Saint-Malo, na França, e encontrada no Canadá, o seu nome verdadeiro seria "Guaibimpará" e não "Paraguaçu" (nome que significa "mar grande"), como regista frei Santa Rita Durão em seu poema Caramuru.


"O sonho de Catarina Paraguaçu" (Manuel Lopes Rodrigues, 1871). Igreja da Graça, Salvador.

Biografia

Teria sido oferecida como esposa por seu pai, o cacique Taparica, ao náufrago português Diogo Álvares, o Caramuru, que gozava de grande proeminência entre os Tupinambás da Bahia. Adotou o nome cristão de Catarina do Brasil. Catarina e Diogo Caramuru formaram a primeira família cristã do Brasil. Além disso, eles formaram a primeira família documentada do Brasil. É considerada a mãe biológica de boa parte da nação brasileira. Faleceu em idade avançada no ano de 1583 e elaborou testamento existente até hoje no qual deixa seus bens para os monges beneditinos. Os seus restos mortais repousam na Igreja da Graça, em Salvador.

Uma imagem de Catarina Paraguaçu se encontra aos pés do Caboclo do Dois de Julho, monumento localizado na praça do Campo Grande no Centro de Salvador.

Segundo uma lenda, Catarina teria tido sonhos frequentes com náufragos, sofrendo com fome e frio, entre eles, uma mulher com uma criança nos braços. Confiando no caráter místico dos sonhos da esposa, Caramuru teria mandado que procurassem pela orla, até que foram encontrados vários náufragos, mas entre eles não havia nenhuma mulher. Catarina sonhou novamente com a mesma mulher e ela teria lhe pedido que construíssem uma casa para ela na sua aldeia. Em pouco tempo foi encontrada uma imagem da virgem Maria com o menino Jesus nos braços, que esta localizada no altar da Igreja da Graça.

Artigo publicado pelo site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Catarina_Paragua%C3%A7u

Nenhum comentário:

Postar um comentário