domingo, 17 de fevereiro de 2013

Um crime contra a Deusa e contra as suas filhas


"A deusa torna o corpo e a vida sagrados, 
e liga-nos à divindade que permeia toda a matéria: o seu órgão simbólico é o útero. O seu órgão de conhecimento é o coração.
 Tanto o coração como o útero são vasos através dos quais a vida desperta. São ambos cálices para o sangue que os enche e os esvazia. Um sustenta a vida, o outro traz novas vidas ao mundo."

Jean Shinoda Bolen, do livro "O Milionésimo Círculo"


Pra falar a verdade eu comecei a criar o blog com o intuito de divulgar as mulheres que fizeram parte de nossa história em todos os aspectos, mulheres revolucionárias, conhecidas ou desconhecidas. Resolvi então começar falando um pouco da mulher na história da humanidade, como eram seus costumes, como deixou de ser, e vagando pela internet e pesquisando sobre o tema, eu encontrei de tudo, até que de tanto mergulhar na revolução feminina, eu me deparei com um tema desprezível porém de suma importância a ser debatido, "a violência contra a mulher". Bom achei viável que eu descrevesse no blog este tipo de assunto que permanece sendo discutido por toda a sociedade. Eu percebo que muitos falam á respeito, e é fácil falar bonito, mas não vejo uma reação severa por parte das autoridades e das próprias pessoas em si, não vejo mobilização o suficiente á ponto de tornar revolução. Ao me deparar com casos reais de mulheres que sofreram ou sofrem de violência, eu me pergunto: Ninguém vai fazer nada á repeito? Isso simplesmente vai ser noticiado nos jornais (ou não na maioria dos casos) e depois virar arquivo? Eu não consigo entender como as pessoas estão deixando a violência se tornar rotina e simplesmente ver como se estivesse vendo algo normal, pára! Não tem nada de normal nisso e ninguém tem que se acostumar como  se já tivesse virado parte do nosso dia-a-dia. Eu não me conformo ao ver tantas irmãs sofrendo nas mãos dessa sociedade patriarcal machista e autoritária. E a cada agressão, cada morte, eu me sinto no dever de lutar, de alguma forma expressar a minha revolta e não virar a cara, eu não vou virar a cara pra não ver, não vou achar normal, não vou ser insensível porque não foi com alguém que eu conheço, não, não, mil vezes não! Vocês viram o caso que eu publiquei num post sobre a mutilação genital feminina ( comum em diversos países), isso passou da ignorância, isso é maldade pura, isso é crime, um crime não só contra as mulheres mas contra a humanidade! Eu fico imaginando onde estão as autoridades de outros países que permitem que estes países façam isso com suas mulheres. Onde estão os direitos humanos? Será que essa monstruosidade vai continuar como se fosse normal? Será que essas garotas e mulheres mutiladas vão simplesmente conviver com isso achando que é normal? E as próprias mulheres que fazem esse processo mutilatório nas outras vão continuar fazendo isso porquê estão recebendo ordens ou porque simplesmente acreditam que faz parte da sua cultura?  Onde está a cultura na mutilação? Onde está a cultura no apedrejamento? onde está a cultura no linchamento, no desprezo e no descaso com as mulheres? Vamos ver num post mais á frente sobre Malala, a garota paquistanesa que sofreu atentado dos talibãs e hoje vive sobre proteção só porque lutava pelo direito das mulheres ao estudo. E não aconteceu só com ela, acontece com milhares de mulheres, em algumas sociedades as mulheres simplesmente não tem valor algum, não valem nada e são dominadas por homens que ditam como elas devem agir ou se comportar, como ser e como se vestir. Elas não podem questionar, elas não tem direito algum. Vivem sob a repressão e o medo de questionar o seu modo de vida. E eu novamente me pergunto: onde estão os outros países neste momento, que assistem á tudo calados, não tomam a atitude de interferir nessa cultura desprezível e covarde. Mas depois eu penso novamente: eles não estão nem aí. Isso realmente não se trata do interesse deles. Nós vemos guerras por territórios e dinheiro, o sangue dos inocentes valem riqueza, mas a liberdade não vale nada. Mundo injusto este. Ou melhor, pessoas injustas! Sociedades injustas, homens injustos, mulheres injustas com elas mesmas. Sabe qual a desvantagem de amar demais  ao próximo? É sofrer demais! E cada vez que vejo injustiças cometidas contra mulheres, eu sofro. Eu penso na grande mãe, como foi injustiçada, eu penso nas suas filhas, que agora estão sendo também. Ao mesmo tempo eu me entristeço e ao mesmo tempo eu me revolto, é tudo culpa deles! Dos patriarcas, dos algozes que declararam extermínio á cultura matriarcal. E enquanto  nós mulheres vivermos sob o domínio deles, nós nunca teremos paz, nunca seremos realmente livres.


2 comentários: