quarta-feira, 29 de março de 2017

Alice Prin - A Kiki de montparnasse

Alice Ernestine Prin (02 de outubro de 1901 - 29 de abril de 1953), apelidada de Rainha de Montparnasse , também conhecida como Kiki de Montparnasse , foi modelo de um artista francês, cantora de boate, uma atriz, memorialista e pintora. Ela ajudou a definir, a cultura de Paris na década de 1920.


Alice Prin nasceu em Châtillon-sur-Seine, Côte d'Or . Filha ilegítima, ela foi criada em extrema pobreza por sua avó. Aos doze anos de idade, ela foi enviada para viver com sua mãe em Paris, a fim de encontrar trabalho. Ela trabalhou pela primeira vez em lojas e padarias, mas com a idade de quatorze anos, ela estava posando nua para escultores, o que gerou conflito com a sua mãe.

Com a  adoção de um único nome, "Kiki", ela tornou-se um dispositivo elétrico no Montparnasse na cena social e modelo de um artista popular, posando para dezenas de artistas, incluindo Sanyu  (pintor) , Chaim Soutine , Julian Mandel , Tsuguharu Foujita , constante Detré , Francis Picabia , Jean Cocteau , Arno Breker , Alexander Calder , Per Krohg , Hermine David , Pablo Gargallo , Mayo e Tono Salazar . Moise Kisling pintou um retrato de Kiki intitulada Nu assis , um de seus mais conhecidos.

Seu companheiro na maior parte da  década de 1920 foi Man Ray , que fez centenas de retratos dela. Ela é o tema de algumas das suas mais conhecidas imagens, incluindo o notável surrealista imagem Le Violon d'Ingres  e Noire et Blanche.

Ela apareceu em nove curtas-metragens e muitas vezes experimentais, incluindo a de Fernand Léger mécanique Ballet sem qualquer crédito.

Seus desenhos e pinturas incluem retratos, auto-retratos, atividades sociais, animais fantásticos, e paisagens de sonho compostas em uma luz, um pouco desigual, estilo expressionista que é um reflexo de sua maneira e otimismo sem limites.

Sua autobiografia foi publicada em 1929 como Memórias de Kiki , com Ernest Hemingway e Tsuguharu Foujita proporcionando apresentações. Em 1930, o livro foi traduzido por Samuel Putnam e publicado em Manhattan por Black Manequim Press, mas foi imediatamente banido pelo governo dos Estados Unidos . Uma cópia da primeira edição norte-americana foi realizada na seção de livros proibidos na Biblioteca Pública de Nova Iorque durante os anos 1970. No entanto, o livro tinha sido reimpresso sob o título A Educação de um modelo novo ao longo dos anos 1950 e 1960 (por exemplo, a edição de 1954 por Bridgehead tem o Hemingway Introdução e fotos e ilustrações de Mahlon Blaine). Estas edições foram colocados principalmente por Samuel Roth . Aproveitando-se do fato de que a proibição do livro significava que não recebeu direitos de autor protecção nos EUA, Roth colocou para fora uma série de edições supostamente protegidos por direitos autorais (que nunca foram registradas na Biblioteca do Congresso ) que alterou o texto e acrescentou ilustrações - desenhos e fotografias - que não eram por Prin. Edições publicadas e depois de 1955 incluem um extra de 10 capítulos supostamente escritos por Prin 23 anos após o livro original, incluindo uma visita a Nova York, onde ela se encontra com Samuel Roth e Ernest Hemingway; Nada disso era verdade. A autobiografia originais finalmente viu uma nova tradução e publicação em 1996.




Seus music hall performances em mangueira preta e ligas incluía canções picantes multidão-agradáveis, que foram desinibida, mas inofensivo. Por alguns anos, durante a década de 1930, ela possuía um cabaré Montparnasse, que ela chamou de "Chez Kiki".

Um símbolo da boêmio e criativo Paris, na idade de vinte e oito anos, ela foi declarada a rainha de Montparnasse . Mesmo em tempos difíceis, ela manteve sua atitude positiva, dizendo que "tudo que eu preciso é uma cebola, um pouco de pão e uma garrafa de vermelho [vinho], e eu sempre vai encontrar alguém para me que oferecer."

Ela deixou Paris para evitar o exército alemão de ocupação durante a Segunda Guerra Mundial, que entrou na cidade em junho de 1940. Ela não voltar a viver na cidade imediatamente após a guerra.






Nenhum comentário:

Postar um comentário